Segurança para negociar um usado
Resultado na Tela
Verifique Restrições e Débitos
Verifique Restrições e Débitos

Perdi o documento DUT, e agora?

artigo de: Blog| Blog da Consulta Auto | Tudo sobre Consulta de Veículos
Perdi o documento DUT

  Perder alguma coisa nunca é uma boa situação, mas agora se imagine perdendo o documento do carro? Perder o DUT é uma situação um pouco complicada, principalmente que só se dá conta que perdeu no momento em que precisa dele para vender o carro. 

   Essa situação é mais recorrente do que você imagina, pois como se trata de um documento veicular que não é de porte obrigatório, geralmente só fica guardado e quando é preciso utilizar, ele some! 

   Sem ele não será possível finalizar o processo de compra e venda, por isso tome muito cuidado com ele.

O que é DUT do carro?

O DUT, que passou a ser chamado de CRV (Certificado de Registro de Veículo), é o documento que comprova que você é o dono do carro. Nele, estão informações como o cor, o ano, o modelo, a placa e o tipo de combustível. 

   Quando você compra ou vende um carro, esse documento precisa ser transferido para o nome do novo proprietário. É super importante regularizar isso para não ter dor de cabeça no futuro. Mas, apesar de ser obrigatório, você não precisa andar com o CRV no carro, ele pode ficar guardado em casa, já que só vai precisar dele na hora de vender o veículo, mas cuidado para não perdê-lo. 

   Só não confunda o CRV com o CRLV, que é o documento que você tem que levar sempre no carro, pois é ele que mostra que está tudo em dia e que o veículo está apto a circular sem nenhum problema. 

   Você pode entender mais sobre CRLV no artigo: O que é um documento CRLV?

Perdeu o documento do carro? Veja como proceder

   Essa situação é um tanto quanto desagradavel, pois é um documento bem importante no mundo dos carros. Mas não precisa se desesperar, pois é possível resolver,mas isso pode demandar um pouco de tempo e custo para sanar o problema. 

   Caso esteja passando por essa situação, primeiramente recomendamos que faça um Boletim de Ocorrência, será necessário ir até um ponto de atendimento do Detran para realizar uma solicitação de segunda via do DUT, sendo necessário realizar um agendamento primeiro.

   Para que consiga realizar a emissão de uma nova via do DUT, é necessário realizar o pagamento da emissão do documento, o valor segunda via do DUT é de R$272,27 para carros que já pagaram o licenciamento 2024 ou o valor de R$432,49 para aqueles que ainda não realizaram o pagamento. 

   Mas lembre-se, para que você consiga emitir uma segunda via, será preciso estar com todos os débitos e multas quitados. A melhor maneira de se verificar é realizando uma Consulta Auto Estadual e ver todos os débitos em abertos, para que assim consiga realizar o pagamento e não ter nenhum tipo de problemas futuros.

Solicitar segunda via DUT

   Para solicitar a emissão de uma nova via do documento do carro, será preciso se dirigir a um ponto de atendimento do Detran de sua cidade, como comentamos anteriormente, é preciso que todos os débitos estejam quitados para realizar o agendamento.

   No dia agendado, leve todos documentos pessoais e do veículo juntamente com o laudo ECV devidamente aprovado. Com essa documentação em mãos, será feita a análise, se aprovado será feito o processo para emissão do documento que demora em torno de 5 dias úteis para ficar pronto. 

   Para realizar esse processo, explicamos o passo a passo de todas as etapas em Como Recuperar o DUT?

O DUT mudou? Como ficou agora? 

   O Documento Único de Transferência teve uma alteração sim, ele manteve o mesmo propósito, atestar a propriedade do veículo e realizar a transferência de propriedade, mas passou a se chamar CRV (Certificado de Registro de Veículo). 

   O DUT como ainda é chamado até hoje por algumas pessoas, teve sua primeira alteração em 1985 onde passou a se chamar CRV, porém o documento não mudou em nada sua função.

   A mudança com maior relevância só foi acontecer em 4 de janeiro de 2021, pois a partir desta data, o documento impresso em papel moeda não foi mais emitido, dando lugar ao CRV-e que é a sua versão digital do documento do carro.

   Agora, por não ter mais nenhum papel que precise ser guardado, não se corre o risco de perda do mesmo, quando é preciso fazer uma transferência de propriedade basta realizar uma emissão de ATPV-e para que se consiga finalizar o processo de compra e venda de algum veículo.

Dut e CRV tem diferença?

   Na verdade não, eles não tem nenhuma diferença entre si quando falamos de funcionalidade, pois ambos exercem a função de atestar a propriedade do veículo e para realizar a transferência de propriedade. 

   O Documento Único de Transferência apenas (DUT) teve seu nome alterado para Certificado de Registro de Veículo (CRV). As mudanças foram mínimas, já qie continuou sendo exatamente o mesmo documento, apenas o nome e alguns lugares de onde ficavam descritos os detalhes. 

   A maior diferença, como citamos acima, veio do fato de não ser mais um documento impresso em papel moeda, agora sua versão é totalmente digital, sendo emitida apenas quando for realizado o serviço de transferência. 

   Para mais detalhes e novidades do mundo automotivo, curta e siga nossas páginas nas redes sociais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.