Segurança para negociar um usado
Resultado na Tela
Verifique Restrições e Débitos
Verifique Restrições e Débitos

Laudo Cautelar, todos detalhes

artigo de: Blog| Notícias

Em meio a tantas buscas pelo tão sonhado carro, depois de diversas pesquisas você encontra aquele carro que sempre sonhou, com um bom preço, visualmente muito bonito. Aí vem a  tentação de fechar negócio na mesma, mas você poderá ter certeza de que o veículo não tem algum tipo problema?

   É nesse ponto que aparece o Laudo Cautelar, ele é um tipo de vistoria que é de grande importância antes de fechar algum negócio. Este laudo não é apenas uma simples inspeção, ele pode ser o ponto decisivo para se fechar um bom negócio, ou não.

   O laudo cautelar pode verificar todos os pontos que ficam escondidos do olho do comprador, como a estrutura do veículo, se possui algum tipo de sinistro, detalhes que detalhes que são analisados nessa vistoria. Vamos explorar todos os detalhes desse laudo que pode garantir sua tranquilidade e segurança. 

O que é o laudo cautelar?

   O laudo cautelar é uma vistoria feita de forma minuciosa no veículo, mesmo não sendo obrigatória, é uma medida muito importante para se certificar das reais condições do veículo, pois são analisados mais de 200 itens. 

   Esta vistoria revela todo o histórico do automóvel, reduzindo significativamente as chances de problemas futuros, como danos estruturais, questões legais e até mesmo acidentes não informados. Além disso, ele funciona como uma espécie de selo de qualidade, atestando o estado do veículo e sua originalidade.

   Para obter esse laudo, é preciso encontrar uma Empresa de Vistoria Credenciada e estar agendando o serviço, essa vistoria demora em média cerca de duas horas para ser finalizada, por se tratar de uma inspeção minuciosa.

   Mas sempre é bom analisar o veículo com cautela, pois com atenção a alguns detalhes é possível perceber algumas possíveis irregularidades, leia nosso artigo que poderá te ajudar a analisar alguns pontos importantes. 5 Dicas Para Comprar Carros Usados.

Como saber se a vistoria cautelar é verdadeira?

   Essa é uma dúvida que sempre assombra na hora de procurar uma empresa de vistoria para realizar qualquer tipo de serviço, mas pode parecer mais simples do que você imagina.

   Para saber se uma Empresa de Vistoria Credenciada é autêntica e está devidamente cadastrada, basta acessar o site do Detran e realizar a busca por município ou nome da empresa. Desse modo você terá total segurança que a empresa é verdadeira e confiável.

   Algumas dessas empresas também possuem a opção de realizar a vistoria cautelar a domicílio, o que gera muito conforto ao não precisar se deslocar até o estabelecimento.

O que se verifica no laudo cautelar?

   Por se tratar de uma vistoria bem detalhada, são analisados, consultados e vistoriados diversos aspectos e partes do veículo. Mas é bom se atentar na empresa escolhida para que seja realizada esse tipo de vistoria, pois cada empresa trabalha de forma diferente, não sendo um serviço padronizado, o que pode ocasionar em possíveis diferenças de uma empresa para outra.

   Para que seja feita a emissão do laudo cautelar, são analisados pontos físicos, documentais e o histórico completo do veículo. Vamos listar para você as principais partes verificadas durante essa análise. 

   Caso queira analisar mais a fundo a parte de documentação antes de fazer o laudo cautelar, realize uma Consulta Auto Completa e tenha acesso a todos os dados do veículo, o que irá te ajudar a economizar tempo e dinheiro!

Documentação

  • Possíveis Débitos em Aberto;
  • Multas não Pagas
  • Indício de Sinistro
  • Passagem por Leilão
  • Roubo e Furto:
  • Histórico de Recall:
  • Restrições Administrativas e Judiciais;
  • Itens identificação:

Itens Estruturais

  • Longarinas Dianteiras e Traseiras
  • Painel Dianteiro e Traseiro
  • Painel de Instrumento
  • Lataria Completa
  • Assoalhos
  • Vidros
  • Pintura
  • Etiquetas de Lacração

Itens de Identificação

  • Certificado de Registo de Licenciamento do Veículo
  • Placas de Identificação Veícular
  • Numeração de Chassi
  • Numeração do Motor
  • Numeração dos Vidros
  • Cintos 
  • Etiquetas de Identificação

   Junto com o laudo também serão anexadas fotos de todo o veículo para que fique registrado todo o processo  de inspeção, detalhando tudo assim que for descrito no laudo.

Qual o preço do laudo cautelar?

   O preço do laudo Cautelar não segue nenhum padrão ou tabela estabelecida, este tipo de laudo se refere a uma vistoria completa para identificar possíveis problemas com o veículo durante a negociação de compra e venda, assim o preço pode variar bastante e fica totalmente definido pela própria empresa de vistoria, podendo ser calculado por modelo, Tabela FIPE entre outros detalhes.

Qual a diferença de vistoria veicular e laudo cautelar?

   Normalmente quando falamos em vistoria veicular, muitos se confundem com as vistorias cautelar e de transferência, mas e você, sabe realmente diferenciar esses dois tipos e para o que elas servem ?

   A vistoria veicular é realizada na maioria das vezes quando se realiza uma transferência de propriedade, mas também ela é solicitada quando é preciso realizar alguma alteração ou corrigir algum erro, como corrigir numeração de motor, trocar de categoria, alteração de características e também quando há mudança de endereço para outro município ou estado.

   Esse tipo de vistoria visa verificar a documentação do veículo, itens de segurança, e se realmente está apto a circular pelas vias com segurança e dentro das leis.

   Já o laudo cautelar é uma vistoria mais completa, ela tem o intuito de verificar todos os detalhes do carro, como histórico veicular, se possui sinistro, lataria, estrutura, passagem por leilão e diversos itens a mais.

   Geralmente ela é utilizada mais no processo de compra e venda, para que antes de se fechar um negócio, seja feita essa minuciosa inspeção para verificar toda a integridade e originalidade do carro.

O que reprova o carro no Laudo cautelar?

   O parecer final do laudo cautelar é quem irá indicar se vale a pena mesmo comprar aquele veículo escolhido ou não será um bom negócio. Por se tratar de uma vistoria bem detalhada, não é difícil que algum veículo saia como Reprovado.

   São diversos itens e motivos que podem fazer com que o carro não seja aprovado pela verificação aprofundada de laudo cautelar, mas também pode ser que seja emitido como laudo cautelar aprovado mas com apontamentos, isso significa que não é uma coisa tão grave mas que é bom se atentar ou até mesmo alguns detalhes pequenos que podem ser resolvidos facilmente. 

   Os itens verificados que mais reprovam são: 

  • Motor, Câmbio e Chassi: Em casos que a numeração de identificação esteja ilegível, danificada ou alterada, pode ser que tenha sido feita alguma alteração mais grave e até mesmo ser proveniente de roubo e furto.
  • Itens Obrigatórios: Itens obrigatórios como chave de roda, triângulo, macaco, faróis e lanternas também fazem com o que o veículo possa ser reprovado.
  • Danos Estruturais: Danos estruturais podem ser sim motivo de reprovação, pois uma longarina danificada compromete a integridade toda do carro, como a suspensão danificada pode reprovar por se tratar de um item de extrema importância para a estabilidade e segurança do automóvel.Assim também como o estado do pneu.
  • Vidros: caso o veículo possua vidros ou janelas que estejam trincadas ou até mesmo quebradas, podem resultar em um resultado negativo na emissão do laudo.
  • Documentação: Na parte de documentação é onde acontecem o maior número de laudo cautelar reprovado, pois nele são pesquisados indício de sinistro, roubo e furto, leilão, débitos, multas e até mesmo restrições, o que com certeza pode reprovar o laudo.

Precisa de Laudo cautelar para transferir veículo?

   A resposta é não, mas ao mesmo tempo sim, calma, vamos explicar.

   O laudo cautelar não é obrigatório para que seja realizada a transferência de propriedade, pois para realizar esse processo é preciso que seja feita apenas a vistoria veicular.

   Por outro lado, esse laudo é muito importante antes de se adquirir um veículo seminovo ou usado, pois ele irá investigar cada detalhe do automóvel, servindo assim basicamente como um selo de aprovação ou reprovação, pois irá apontar todos os detalhes positivos e negativos do carro.

   Não pare por aqui, tire todas suas dúvidas em nosso  Blog Consulta Auto, possuímos diversos artigos feitos especialmente para você, leia e compartilhe para ajudar outras pessoas também.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.