Segurança para negociar um usado
Resultado na Tela
Verifique Restrições e Débitos
Verifique Restrições e Débitos

Como funciona a vistoria de transferência de veículo

artigo de: Blog| Notícias

A compra de um veículo seminovo é um momento de muita alegria, mas essa conquista também vem acompanhada de alguns passos a seguir para garantir que tudo esteja em ordem. 

   Um desses passos é realizar a vistoria de transferência de propriedade, tal laudo aponta que o veículo está apto e dentro dos padrões exigidos para que o processo corra sem problemas.Esse procedimento é realizado por uma empresa credenciada junto ao Detran, eles são responsáveis por realizar uma vistoria parcial do veículo com o intuito de verificar possíveis problemas que impeça a transferência.

   Essa é uma maneira de proteger tanto quem está comprando o carro como também quem está vendendo, pois se algo for descoberto durante a vistoria, poderá ser resolvido para que não haja nenhum problema futuro para ambas as partes.

   Para que não tenha surpresas na hora de comprar um carro, temos ótimas dicas para te ajudar nessa escolha, leia nosso artigo – 7 motivos para conhecer o histórico do veículo.

O que é feito na vistoria de transferência?

   Ao realizar a vistoria, a empresa especializada irá conferir diversos itens e documentos do veículo para que possam atestar que o veículo está em conformidade para circular e assim, podendo ser transferido de propriedade.

  Os itens inspecionados são:

Documentação:

  • Autenticidade do veículo e sua documentação
  • Autenticidade da propriedade 
  • Número do chassi
  • Numeração do motor

Itens obrigatórios

  • Chave de roda, macaco e triângulo;
  • Hodômetro;
  • Retrovisores;
  • Pneus;
  • Faróis e lanternas;
  • Limpadores de parabrisa;
  • Buzina;
  • Quebra-Sol;
  • Cinto de segurança;

Características:

  • Alteração de potência;
  • Carroceria
  • Insulfilm 
  • Alteração de combustível
  • blindagem
  • Pneus e rodas
  • Suspensão

   Se o veículo for aprovado em todas essas etapas e todos os itens estiverem de acordo com as exigências, será emitido o laudo de vistoria aprovado e poderá seguir para a finalização da transferência. Caso o veículo não seja aprovado em algum item, o laudo sairá como reprovado com o apontamento do que está de errado para que sejam tomadas as devidas providências para regularizar.

O que é um laudo de transferência?

   Logo após realizar a assinatura da APTV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo Eletrônica), o próximo passo é realizar uma vistoria em uma empresa que seja credenciada pelo Detran, geralmente não é preciso agendar a vistoria. 

   Essa vistoria analisa diversos itens obrigatórios e dados para que se possa emitir o laudo de transferência, atestando assim que todos os itens estão funcionando corretamente, que estão em boas condições de uso e não sofreram nenhuma adulteração.

   Esse laudo é emitido somente por empresas de vistorias homologadas, é um documento que contém dados do veículo juntamente com fotos que comprovem sua conformidade com as exigências do Detran.

Tem como fazer transferência sem vistoria?

   Não é possível realizar a transferência de propriedade sem fazer a vistoria, pois essa medida é obrigatória para que se possa dar andamento no processo de compra e venda.

   Este procedimento atesta que o veículo está em boas condições de circulação, com todos os itens funcionando e sua documentação está certa. Isso é uma garantia de que o carro não sofreu nenhuma adulteração.

   Saiba mais detalhes de Como fazer a transferencia de veiculo e tire todas suas dúvidas com informações precisas e que irão te ajudar muito. 

Qual valor da vistoria para transferência?

   Uma das maiores dúvidas em relação ao valor da vistoria, pois o Detran não tebela esse tipo de serviço. Como diversos serviços que não tem nenhum tipo de tabela de valores, como por exemplo as placas Mercosul, isso acaba abrindo uma variação de preços.

   Mas geralmente esse serviço tem em média um valor que costuma variar entre R$100,00 a R$150,00. Isso pode variar de acordo com o tipo de veículo, pois uma vistoria de caminhão é um pouco mais complexa do que a de um carro. 

O que reprova o carro na vistoria?

   Para finalizar a transferência, é preciso que o laudo esteja aprovado. No entanto, em alguns casos, o carro pode ser reprovado, o que exige a regularização do item que está em desacordo para concluir o processo.

   Muitos não sabem o que pode causar essa reprovação. A seguir, destacamos as causas mais comuns para os veículos não passarem nesse tipo de vistoria:

  • Itens obrigatórios: A falta de itens que são obrigatórios de ter no carro como macaco, estepe, chave de roda e triângulo de sinalização.
  • Pneus: O estado dos pneus é verificado também, pneus carecas ou até mesmo com bolhas não passam na vistoria
  • Vidros: Vidros quebrados ou trincados podem interferir na visibilidade do motorista, por isso são uma causa do laudo não ser aprovado.
  • Insulfilm: O Insulfilm não é proibido, porém deve estar de acordo com a regularização do Código de Trânsito Brasileiro.
  • Chassi:  O caso que se torna um pouco mais difícil para se resolver, pois só é reprovado o veículo que estiver com a numeração do chassi ilegível, raspada ou alterada por algum motivo.
  • Documentação: É obrigatória a apresentação dos documentos do veículo, pois só ele pode comprovar a veracidade do mesmo.
  • Sinalização: Outro ponto bastante comum é a questão dos faróis, pois se estiverem faltando, trincados, ou até mesmo com lâmpadas queimadas, são verificados durante a vistoria e podem resultar na reprovação do laudo.

   Tendo todos os itens aprovados, o laudo será emitido e devidamente aprovado e agora é só realizar a transferência. Mas ainda podem ter alguns itens que atrapalhem nesse processo, como débitos em aberto, multas não para e até mesmo algum tipo de restrição.

   Para economizar tempo e evitar possíveis dores de cabeça, realize sempre uma Consulta Auto Completa e conheça todo o histórico do veículo, assim além da vistoria, você também pode verificar todos os detalhes do carro. 

   Não perca mais tempo e venha para Consulta Auto! 

Quem faz a vistoria, o vendedor ou o comprador?

   Na negociação de compra e venda de um veículo, é comum que haja uma negociação sobre o preço do carro, formas de pagamento. Mas a transferência é algo que geralmente não é questionada, em sua maioria quem realiza a vistoria de transferência é quem está comprando o veículo, ou seja, caso precise verificar se existe algum impedimento antes de solicitar a vistoria de transferência.

O comprador pode negociar realizar uma vistoria cautelar, antes de até mesmo efetuar a compra do veículo.

Quais são os tipos de vistorias?

   As empresas de vistoria são responsáveis pela emissão do laudo de transferência, o que é fundamental para que se consiga finalizar o processo de compra e venda. Mas você sabia que essa não é a única vistoria que se pode realizar ?

    As ECV (Empresa Credenciada de Vistoria) também podem realizar outros tipos de vistorias, como para seguradoras e até mesmo uma cautelar, que realiza uma inspeção completa.

  • Cautelar: Esse tipo de vistoria geralmente é feita para atestar que o veículo está em boas condições, pois como é uma vistoria mais completa, são analisados os documentos, débitos em aberto, toda parte da lataria e possíveis defeitos que são difíceis de se averiguar
  • Prévia: A vistoria prévia é uma análise do carro para a possível aceitação de um seguro, pois ela identifica todos os pontos solicitados, incluindo avarias, corrosões, itens de segurança e também a documentação.
  • Transferência: Obrigatória em muitos estados na hora de realizar a transferência, essa vistoria confere a documentação, chassi e motor para evitar possíveis fraudes, analisa também itens obrigatórios para que o veículo possa circular e assim emitindo o laudo para que consiga se transferir o veículo.
  • Móvel: Essa é uma opção mais usada para veículos grandes, pois acontece da mesma forma que uma vistoria convencional de transferência, mas em um local definido pelo proprietário, já que esse veículos não conseguiriam entrar nas lojas de vistoria. 

O que é inspeção veicular?

   Diferente do que você pensa, essa inspeção não é realizada pelas empresas de vistorias convencionais, mas sim pelas Instituições Técnicas Licenciadas. Esse tipo de inspeção tem diferentes definições, pois elas atestam que os veículos estão dentro das conformidades de leis de trânsito, ambientais e de segurança. 

   Esse tipo de vistoria é um procedimento técnico que avalia mais de 100 itens, pode ser exigido para diferentes classes de transportes para que fique regular junto às normas estabelecidas. è realizada na alteração ou troca de equipamentos originais, para transportes escolares, moto táxi, entre outros. 

Quais documentos levar para fazer a vistoria de transferência?

   Para não perder tempo a agilizar ao máximo a vistoria, é preciso se atentar que alguns documentos são obrigatórios para que seja realizada a vistoria de transferência. 

  Todos os documento solicitados são de grande importância na hora de se realizar a vistoria, pois sem eles o vistoriador não consegue autenticar tal dado, para isso sempre que for realizar uma vistoria de transferência tenha em mãos: 

  • CNH (Carteira nacional de Habilitação) do condutor
  • RG e CPF – documentos pessoais
  • CRLV (Certificado de registro e Licenciamento do Veículo) 
  • CRV (Certificado de Registro do Veículo)

   Sempre procure uma Empresa Credenciada de Vistoria, para não cair em golpes, procure no site do Detran  a lista dessas empresas, assim ficará mais tranquilo de escolher uma vistoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.