O que é chassi remarcado?

Poucas pessoas sabem ou nem imaginam o que significa quando o chassi possui a sigla “REM”, conforme mostra a imagem destacada acima. Essa sigla informa que o chassi teve a sua numeração remarcada por algum motivo.
Esse tipo de procedimento ocorre nos casos em que o veículo, por algum motivo especifico, teve a numeração do chassi alterada ou danificada. Esse tipo de dano pode ocorrer por diversos fatores, como ferrugem, devido a algum acidente que tenha danificado essa numeração ou até mesmo em casos de roubo e furto, onde lixam essa numeração para adulterar o chassi.
Para realizar o processo de remarcação, é necessário que seja feita uma vistoria, dar entrada junto ao Detran de seu estado com toda documentação exigida, para que seja analisada e liberada a autorização para fazer a remarcação da numeração.
A remarcação do chassi pode ser feita somente por empresas credenciadas junto ao Detran, onde será feita uma regravação do número diretamente no chassi.Após realizar a remarcação, será emitido um novo documento onde irá constar REM ao lado da numeração do chassi.
Qual problema de chassi remarcado?
A maior desvantagem de um veículo com o chassi remarcado é o fato da desvalorização do mesmo. Essa depreciação do valor costuma ser de 20% a 30% comparado a tabela FIPE, isso ocorre pelo fato de que se o chassi foi remarcado, algum problema deve ter acontecido para que tenha sido feito tal processo.
Na hora de revender o automóvel, algumas lojas ou concessionárias muitas vezes não recusam veículos que estejam nessas condições, mesmo o processo sendo feito de forma totalmente legalizada junto ao Detran.
Entenda mais sobre Chassi em nosso artigo especial – O que é o Chassi?
É seguro comprar carro com chassi remarcado?
Essa dúvida é muito comum entre pessoas que vão comprar um veículo onde consta a informação de REM no documento, muitas vezes sem conhecimento do que seja acabam ficando receosas de fechar negócio.
Para que seja realizada a remarcação do chassi é preciso realizar um processo bem burocrático junto ao Detran para que seja feito de forma correta. Se o automóvel passou por tal processo junto ao Detran e consta na documentação que a numeração foi remarcada e está igual no chassi, então se tratando da parte documental sim, é seguro realizar a compra pois foi devidamente cadastrado, mas ainda sim existem algumas ressalvas.
Mesmo sendo feita a remarcação com a autorização do Detran, o preço do veículo sofre uma certa depreciação e também não é colocado o motivo real que levou a realizar a remarcação, fique atento a esses detalhes antes de realizar a compra.
Tem como saber o motivo da remarcação do chassi?
Diretamente não é possível saber o motivo que levou o chassi a ser remarcado, como não é descrito na documentação o motivo será preciso verificar o histórico do veículo para que se consiga ligar os pontos e saber o real motivo. Es casos que o veículo possui um registro de roubo e furto juntamente com a remarcação do chassi, as possibilidades são muito grande que tenha sido remarcado devido a adulteração derivada dessa ocorrência.
A mesma regra se aplica a veículos que constam com algum sinistro ou que tenham passagem por leilão. Geralmente veículos que tenham sofrido algum tipo de dano grave derivados de acidentes, não podem voltar a circular simplesmente, será preciso de uma laudo CSV e também realizar a remarcação do chassi se necessário.
Só aqui na Consulta Auto você pode realizar a Consulta Veículo pelo Chassi e ter acesso a todas informações necessárias para que realize uma compra segura e evitar possíveis prejuízos.
Seguro aceita veículo com chassi remarcado?
Isso pode variar bastante entre uma seguradora e outra, pois cada uma tem formas diferentes de analisar a aceitação ou recusa do veículo.
As seguradoras muitas vezes recusam esse tipo de veículo por não saberem o porque tal procedimento foi executado. A Susep (Superintendência de Seguros Privados) , que é o órgão fiscalizador das empresas de seguros, deixa claro que as seguradoras podem sim rejeitar veículos com chassi remarcado.
Caso seu carro seja aceito, fique atento, pois como ocorre a perda de valor do veículo, o seguro também irá reduzir o valor da cobertura. Se seu veículo precisou realizar a remarcação do chassi, entre em contato com a seguradora, pois o mesmo poderá não estar garantido da cobertura.
Como legalizar carro com chassi remarcado?
Para realizar a remarcação do chassi de forma legal, é preciso seguir alguns passos para que consiga realizar todo o processo. Após que seja identificada a necessidade de tal processo, que geralmente é apontada quando realizada uma vistoria, seja por oxidação, dados e até mesmo por adulteração, siga os passos a seguir.
- Documentação: O primeiro passo é juntar toda documentação exigida pelo Detran e se dirigir a uma unidade de atendimento mais próxima para que seja aberto o processo de remarcação.
- Taxa: Agora é preciso se dirigir a uma agência bancária conveniada ou casa lotérica, para que seja feito o pagamento da taxa de revistoria, que se aprovada será emitido o laudo para a remarcação.
- Revistoria: Será preciso realizar o agendamento prévio junto ao Detran para a realização da revistoria que também poderá ser substituída por um laudo feito pelo instituto de criminalística se necessário.
- Remarcação: Com a autorização devidamente autorizada, basta se dirigir a uma empresa de remarcação credenciada pelo Detran para que seja realizado tal processo. O valor do serviço não é tabelado, ficando a cargo da empresa de sua escolha.
- ECV: Retornando a vistoria ECV onde foi apontado o problema com a documentação e o laudo aprovado, realize uma nova vistoria para que seja aprovado, não será cobrado nenhum valor dentro de 30 dias em que o primeiro laudo foi emitido.
- CRV: Feito todo esse processo, agora basta acessar o site do Detran para solicitar e realizar o pagamento da taxa de emissão do novo Certificado de Registro de Veículo no valor de R$272,27 (valor pode sofrer alterações caso possua débitos em aberto), onde será analisado e emitido o novo CRV.
Este processo é indispensável para que seja feita a remarcação de forma correta e legalizada, evitando assim possíveis transtornos futuros.
Como aparece no documento chassi remarcado?
A remarcação do chassi é obrigatória quando a numeração sofreu algum tipo de dano, esse processo de remarcação garante que o veículo fique devidamente legalizado junto aos órgãos de trânsito.
Após o processo que passamos acima, aparecerá tanto no chassi quanto no novo documento a sigla REM ou Chassi Remarcado, o que indica que foi realizado tal procedimento. Essa observação irá constar no documento no campo de observações e na parte que estiver gravado o número na carroceria. Mas atente-se, caso tenha o REM no final na numeração do chassi no documento, também significa que o chassi passou por remarcação.


Maneira de evitar oxidação do chassi
Existem algumas maneiras e cuidados que podem evitar a oxidação do chassi, prevenindo que posteriormente seja preciso fazer a remarcação.
Tente evitar ao máximo a umidade no assoalho do veículo, pois essa umidade é uma das maiores causas de oxidação. Se por acaso passar por alguma enchente ou algo similar, leve o veículo em um lava rápido para que seja feita a devida limpeza e secagem a fim de evitar a corrosão, ou se preferir, pode realizar também essa limpeza, mas é um processo um tanto quanto complicado, pois é necessário realizar a retirada dos bancos e carpetes do carro.
Agora se você mora no litoral, fique atento pois a maresia também acelera e muito a corrosão do chassi. Tente sempre observar algum sinal de oxidação, se perceber esse tipo de problema, leve a uma oficina especializada para que seja feita uma revitalização do chassi ou até mesmo uma nova pintura, o que vai te poupar problemas e gastos futuros.
Sempre que for realizar a limpeza do seu veículo, procure observar o estado do chassi, ou peça para o lava rápido dar uma olhada para você, pois esse simples hábito pode evitar que posteriormente seja preciso remarcar o chassi e na sua desvalorização.
Na dúvida sobre o veículo usado que vai comprar?
Realize agora mesmo nossa Consulta Completa de Veículo, são 10 consultas em uma só, oferecendo todos dados do automóvel, de maneira detalhada e precisa, especialmente para você ficar sem preocupações em sua escolha.