Segurança para negociar um usado
Resultado na Tela
Verifique Restrições e Débitos
Verifique Restrições e Débitos

Veículo Dublê ou Clonado

artigo de: Blog| Informativo

   Imagine estar dirigindo pela cidade e se deparar com um carro exatamente igual ao seu, com o mesmo número de placa, mesmo modelo e cor, isso com certeza iria te assustar e gerar muita preocupação, certo?

   Isso é chamado de “veículo dublê”, um crime que infelizmente ainda acontece muito, criminosos montam um carro com as mesmas características que o veículo visado, este serve para diversas atividades ilegais. O pior de tudo é que esse crime pode acarretar diversos transtornos para o proprietário do veículo que foi clonado. 

   Esse tipo de atividade ainda é muito recorrente, mesmo com fiscalização e policiamento é uma questão muito difícil para se combater. Agora vamos tirar todas as suas dúvidas sobre esta prática e também te ajudar a se precaver desse tipo de golpe. 

Identificação de veículo dublê

Prezados Senhores,

   No início deste mês de Outubro, uma companhia de seguros usuária de nosso sistema, utilizando a Decodificação de Consulta Chassi realizou uma pesquisa em nosso sistema e identificou a divergência na quantidade de portas do veículo anexo.

   A vistoria, a documentação e as fotos indicavam tratar-se de veículo 4 portas, enquanto nosso sistema Decodificador afirmava que o veículo deveria ter apenas 2 portas. Consultamos a montadora FIAT, que confirmou que o veículo foi realmente fabricado com apenas 2 portas, comprovando-se que a informação prestada pelo nosso Decodificador de Chassi estava certa e as demais incorretas. Assim, ficou caracterizado que estávamos lidando com um dublê, e a proposta foi recusada pela Cia.

   Todo este procedimento de identificação da divergência, consulta a montadora e confirmação de dublê, for realizada em menos de duas horas por nossa equipe de suporte interna que está sempre de prontidão para atender nossos usuários,

   Aproveito para também remeter um pequeno estudo comparativo entre nosso produto e outros semelhantes que se encontram no mercado.

Estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.

O que é um veículo dublê?

   Veículos dublês ou clonados, são carros que em grande maioria dos casos apresentam as mesmas características de um veículo original, como marca, modelo e cor. São utilizados também o cadastro dos veículos (conseguidos de forma ilícita) para que consigam copiar as mesmas características, copiando os caracteres da placa e até alterados os números de identificação do Chassi e do motor.

   Geralmente esses tipos de veículos são provenientes de roubo e furto, com esses veículos em mãos erradas, é feito a sua clonagem, obtendo dados de carros similares da intenção de manter o mais próximo de estar legalizado e não apenas para que as multas vá para o proprietário real. Para isso também é falsificada toda a documentação,  a ponto que não passe o mínimo de desconfiança pelas autoridades. 

  Esse tipo de prática é totalmente ilegal e criminosa, podendo responder criminalmente e ser condenado de 4 á 8 anos de reclusão além de multa, como descreve o artigo Art. 311 do Código Penal Brasileiro. 

Como identificar se o seu veículo foi clonado?

   Para descobrir se o veículo é clonado é preciso ficar atento a alguns detalhes, mas principalmente é preciso realizar uma consulta pela placa e verificar os dados cadastrados. Em alguns casos é possível perceber que os detalhes de marca e modelo, ano do veículo e até a cor não são exatamente os mesmos, mas essa é uma maneira um tanto quanto difícil de se perceber. Mas o principal indício é o recebimento de multas em locais totalmente desconhecidos, once nunca tenha ido com o carro.

   Uma ótima maneira para se verificar e comparar os dados é realizando uma consulta veicular, com ela é possível verificar todos os dados de maneira simples e rápida. No Detran é possível realizar esse tipo de pesquisa, porém será necessário possuir login e senha e será preciso também da placa e número do Renavam. 

   Aqui na Consulta Auto você consegue todos esses dados em segundos, basta apenas realizar uma consulta pela placa, sem a necessidade do Renavam você já tem tudo que precisa em mãos para averiguar se aquele veículo é um dublê ou não apenas analisando as informações cadastradas.

   Utilize agora mesmo nossa Consulta Agregados e evite problemas futuros, 

Como denunciar veículo clonado?

   Quando o proprietário do veículo começa a receber multas de trânsito em locais onde nunca esteve ou afirma nunca ter passado, isso começa a gerar suspeitas de clonagem de veículo.

   Ao acontecer isso, faça imediatamente um boletim de ocorrência e procure uma unidade de atendimento do Detran para que seja aberto um procedimento administrativo e faça um, para que assim seja possível a averiguação e localização do veículo supostamente clonado. Mas tenha cuidado ao comunicar tal ocorrência ao Detran, pois fazer alegações caluniosas também é crime. 

   Caso esse processo seja investigado e apontado que realmente existe um veículo dublê, excepcionalmente neste caso é trocado o número de Renavam e placa do veículo original, gerando assim um novo documento CRLV e juntamente são retiradas todas as multas relacionadas a ele, essa medida serve para que não tenha mais problemas

Cuidados para não comprar um carro clonado?  

   Na hora de comprar um carro seminovo ou usado, deve-se ter muito cuidado e atenção aos detalhes, pois muitas vezes na parte física do carro não dá para notar a diferença. Para amenizar os riscos de comprar um veículo que esteja nessas condições, vamos listar alguns pontos importantes que irão te ajudar. 

Placa 

   A primeira dica é sempre verificar as placas do veículo, pois as placas são devidamente cadastradas junto ao SENATRAN, assim é possível confirmar sua veracidade pelo site ou pelo aplicativo via. Veja no artigo Como Funciona o QR Code da placa Mercosul e saiba como utilizar essa ferramenta

Chassi 

   Outro método muito eficaz é analisar a marcação do número do Chassi gravado no carro, caso ele esteja raspado, remarcado, ou adulterado sem nenhum laudo e devidamente alterado no documento, desconfie, pois isso é um grande indício que este automóvel pode ser um dublê.

Motor 

   O número do motor pode ser também um grande indício dessa prática, seguindo o mesmo conceito do Chassi, deve ser verificado o número de gravação no bloco do motor, pois ele em muitos casos também é danificado para que dificulte mais a fiscalização. 

Dados cadastrados

   A melhor maneira de se descobrir realmente que o veículo pode ter sido clonado ou não é comparando os dados cadastrais, pois ao realizar a Consulta Completa, será possível comprar todos os dados e características de ambos, já que nesses dados não é possível realizar nenhum tipo de adulteração, tornando assim o procedimento de descobrir de um carro é dublê um pouco mais fácil.

Comprei um carro clonado, e agora ?

   Este é um grande medo ao se comprar um veículo, pois em alguns casos por ser uma loja grande ou que já conhecemos, acabamos não desconfiando que possa ter algo de errado com o carro, até mesmo a própria concessionária pode desconhecer esse fato.

   Caso isso aconteça com você é preciso tomar medidas imediatas para que isso não se torne um problema muito maior. Primeiramente procure as autoridades locais mais próximas e de todas as informações e documentação possíveis para que consigam te ajudar rapidamente. 

   Além disso, é importante que tome algumas atitudes que irão te ajudar a te proteger, faça uma vistoria onde seja informado essa alegação, guarde o Boletim de Ocorrência, Nota Fiscal de compra e todos os documentos possíveis. 

   Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, a Consulta Auto está sempre pronta para te auxiliar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.