Entenda sobre Pneus e Aros
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Mesmo as vezes não lembrando isso, sabemos que os pneus e aros são peças fundamentais para podemos usar o veículo. Então para melhor entendimento desse componente elaboramos esse artigo explicando de forma mais detalhada possível.
Normas
Segundo normas estabelecidas pelos fabricantes, cada pneu é projetado para ser utilizado com aros dentro de uma faixa de largura. Essas normas são definidas pela Tire and Rim Association (Associação de Pneus e Aros) nos EUA. A TRA tem estabelecido especificações técnicas que são baseadas em princípios de engenharia e ensaios práticos. Todo ano é publicado O TRA YEARBOOK o qual contém todas as Normas TRA e informações relacionadas aprovadas pela Associação.
Estas normas incluem:
• Características dos pneus
• Relação de carga dos pneus
• Dimensões
• Ensaios
• Largura do Aro
• Desenho e medidas das rodas
Estrutura do PNEU
Identificando o PNEU
Na parte lateral dos pneus encontram-se gravadas várias letras e codificações. Entre estas encontram-se informações sobre o tamanho do pneu.
A medida dos pneus é indicada através de vários números e letras. Por exemplo esta medida: 185/60 R 14 82 H é constituída pelas seguintes informações:
185- | A largura do pneu em milímetros |
60- | O aspecto ratio (proporção entre altura e largura do pneu indicada em percentagem) |
R- | Indica o modo de construção – neste caso trata-se de um pneu Radial |
14- | Diâmetro da jante em polegadas |
82- | Índice de Carga |
H- | Índice de Velocidade |
Outros Símbolos como:
M+S – Indica pneus para lama e neve
DOT Codes – Codificação para satisfazer os requisitos do departamento de transportes dos EUA que indica combinações de números e letras tais como DOT DVDE MTA 129
E-Marks – Pneus para venda na Comunidade Européia são obrigados a ter a E-marca de acordo com a ECE Reg – ex.: E4 027550
Índices de Velocidade
Todos os pneus contêm um símbolo em forma de uma letra que indica a velocidade máxima estimada. A tabela seguinte indica as velocidades correspondentes à letra.
Símbolo de Velocidade | Velocidade Máxima km/h | mph |
N | 140 | 87 |
P | 150 | 93 |
Q | 160 | 99 |
R | 170 | 106 |
S | 180 | 112 |
T | 190 | 118 |
H | 210 | 130 |
V | 240 | 149 |
W | 270 | 168 |
Y | 300 | 186 |
ZR | 240 | 149 |
Índices de Carga
O número impresso na lateral do pneu refere-se ao índice da capacidade de carga e indica o peso máximo suportado pelo pneu em andamento e em velocidade máxima. A lista de índices e dos pesos correspondentes vem a seguir:
Li | kg | Li | kg |
65 | 290 | 94 | 670 |
66 | 300 | 95 | 690 |
67 | 307 | 96 | 710 |
68 | 315 | 97 | 730 |
69 | 325 | 98 | 750 |
70 | 335 | 99 | 775 |
71 | 345 | 100 | 800 |
72 | 355 | 101 | 825 |
73 | 365 | 102 | 850 |
74 | 375 | 103 | 875 |
75 | 387 | 104 | 900 |
76 | 400 | 105 | 925 |
77 | 412 | 106 | 950 |
78 | 425 | 107 | 975 |
79 | 237 | 108 | 1000 |
80 | 450 | 109 | 1030 |
81 | 462 | 110 | 1060 |
82 | 475 | 111 | 1090 |
83 | 487 | 112 | 1120 |
84 | 500 | 113 | 1150 |
85 | 515 | 114 | 1180 |
86 | 530 | 115 | 1215 |
87 | 545 | 116 | 1250 |
88 | 560 | 117 | 1285 |
89 | 580 | 118 | 1320 |
90 | 600 | 119 | 1360 |
91 | 615 | ||
92 | 630 | ||
93 | 650 |
Dicas para a conversão do pneu:
• Verifique semanalmente a calibragem dos pneus.
• Alinhamento deve ser feito a cada 10 mil quilometros.
• O balanceamento deve ser realizado a cada 5 mil quilometros.
• Efetuar o “rodizio” a cada 5 mil quilometros
Algumas dúvidas:
Afinal, é ou não é proibido o aumento dos aros além do original?
De acordo com os itens I e II do artigo 8 que consta da resolução 292 do Denatran é proibido tanto aumentar quanto diminuir o diâmetro externo do conjunto roda/pneu. Esse mesmo conjunto também não pode ultrapassar os limites externos dos para-lamas. Ou seja, é permitido fazer a troca dentro das normas da legislação, porém ao trocar as rodas originais, é preciso ficar atento. Quando aumentar o aro será preciso diminuir o perfil do pneu, ou seja, a altura, a fim de manter o diâmetro externo do conjunto roda/pneu inalterado.
Gostaria de trocar a rodagem de aro 14 para 15 de uma Montana. Haverá algum problema futuro com relação ao desgaste prematuro das peças da suspensão?
Antes de qualquer alteração é preciso ficar atento e considerar o diâmetro externo do conjunto formado por roda e pneu e também a descrição de serviço do pneu, representados pelo índice de carga e também pelo símbolo de velocidade. Os fabricantes de pneus alertam que o novo pneu deve ter a descrição de serviço maior ou igual ao original homologado pela montadora e a diferença do diâmetro externo com relação ao pneu original não deve ultrapassar 3% no caso de pneus de automóvel e 2% em pneus de camioneta radiais. Esse é o limite, sendo que o ideal para carros de passeio seja uma diferença abaixo de 2%.
No caso acima, o pneu que equipa a picape Chevrolet Montana é da medida 175/70 R14. Dessa forma, temos a seguinte situação:
Consideramos que 1 polegada é igual 25,4 milímetros. Desse modo um aro 14 terá 355,60 mm. Agora vamos às contas. Temos então 355,60 mm (da roda) + 2 x 122,50 mm (perfil 70% de 175 mm) = 600,60 mm. Esse é o diâmetro externo do conjunto roda e pneu.
Se alterar a roda e pneu original por um conjunto medida 175/65 R15, o diâmetro externo passará a ser de 608,50 mm, com uma diferença de 1,32%. Ou seja, dentro das exigências estabelecidas pelos fabricantes sem comprometer a atuação dinâmica do automóvel.
Meu carro usa o pneu de 185/55 R16. Faz muita diferença colocar um 195? Quais as vantagens e prejuízos?
Dentre as vantagens estão os seguintes aspectos. Primeiro vai melhorar a aderência, principalmente nas curvas, o desgaste vai ser reduzido e a precisão de direção vai melhorar. Já as desvantagens são o aumento de ruídos e também do consumo de combustível. Uma dica é fazer uma pesquisa se a nova medida não será um formato especial, menos utilizado. Se for uma medida menos usual os preços serão mais elevados e pode não preocupar nesse primeiro momento, mas ao precisar fazer a substituição de uma ou duas unidades apenas vai fazer toda a diferença.
Meu carro usa rodas com aro 16, mas quero colocar aro 19. Gostaria de saber se iria danificar algo ou não compensaria.
Antes de partir para uma alteração dessas é bom ter em mente que vai interferir no comportamento do automóvel. Em muitas cidades brasileiras aumentar o tamanho do aro não é vantajoso devido às condições das vias. O perfil do pneu certamente vai ser menor e o pneu com menos altura absorve muito mais as imperfeições da estrada. Em consequência, alguns componentes da suspensão serão mais exigidos e isso vai acarretar desgaste prematuro. Para essa alteração é importante ter bem definido o trajeto que vai se utilizar o carro, o investimento a ser feito e o desconforto a que os ocupantes irão se submeter. É importante também seguir a legislação no que diz respeito ao diâmetro externo do conjunto roda/pneu. Nessa alteração em especifico, o veículo vai perder em velocidade final, porém ganhará em aceleração. Além disso, tanto o velocímetro quanto o hodômetro passarão a indicar medidas diferentes da realidade, exigindo uma nova aferição.
Gostaria de saber qual a calibragem correta para andar na cidade e para a estrada?
A calibragem correta dos pneus de todo automóvel encontra-se no manual do proprietário. Em alguns modelos pode ser encontrado também em um adesivo fixado no lado interno da porta do motorista ou mesmo na parte interna da tampa de combustível. As calibragens não são diferentes se o veículo mantiver a mesma carga na cidade e na estrada. De todo modo convém saber que os valores são indicados para os pneus frios. Ao calibrar o pneu quando já estiver quente, ou seja, já tiver rodado mais de 1 quilômetro, deve-se aumentar o valor da calibragem em 2 libras. Isso é importante, pois quando os pneus esfriarem voltarão à calibragem correta que será em torno de 2 libras a menos.
OBSERVAÇÔES
1. Pneus de automóveis, carrinhas e caminhões têm de ter pelo menos uma margem de 1,6 mm nos 3/4 centrais à volta de toda a superfície;
2. Os pneus utilizados têm de corresponder ao automóvel em tamanho e especificação. A pressão dos pneus deve estar sempre nos limites previstos pelo produtor dos pneus ou pelo fabricante do automóvel;
3. Pneus de tipos diferentes (ex: radial/cross-ply) não devem ser montados juntos. Monte sempre só os pneus do mesmo tipo e com as mesmas dimensões;
4. O pneu não deve ter nenhum dano ou corte que chegue até as cordas;
5. Os pneus não devem ter bolhas ou rupturas provocadas pela degradação da estrutura nem devem estar expostas partes da corda ou dos cabos.
E como nossa última dicas se caso for comprar algum veículo usado fique atento com a Quilometragem, olhando a data de fabricação do pneu e comparando com a data de fabricação do veículo. Se for diferentes existe uma grande possibilidade de ter mais de 40 mil KM rodados.
E lembre fazer uma consulta veicular antes da aquisição de um veículo sempre vale a pena.
Quer uma dica para comprar carro usado ?
Montamos um Check list para te auxiliar na hora de comprar um usado e ficar sem medo de cair em uma cilada, veja em – Check list para comprar um usado.
Rodas de Liga Leve ou de Aço ?
E nada é mais interligado que rodas e pneus, e como estamos falando de pneus. Vale te indicar também a leitura de nosso outro artigo – O que são rodas de Liga Leve ?, nesse artigo explicamos quais suas vantagens e desvantagens diante a roda comum de aço e seu balanceamento. Super indicada a leitura se você quer ficar por dentro do assunto de carros.