Como descobrir o código de segurança do CRV
O CRV (Certificado de Registro de Veículo) é um documento de extrema importância para se validar a propriedade de uma veículo e também para que seja realizada a transferência no momento da compra e venda. O que algumas pessoas não sabem, é que junto desse documento é acompanhado um código de segurança que é necessário para gerar o documento de licenciamento, o CRLV.
Para que serve o CRV?
Este código serve como uma espécie de assinatura do documento, provando assim sua originalidade. Geralmente ele é mais utilizado nos casos de transferência de propriedade e para a emissão de novos CRLV, mas mantenha esse número sempre guardado e não revele a ninguém.
Separamos um artigo especialmente para você tirar todas suas dúvidas sobre o CRV, leia mais em – O que é CRV?
Onde encontrar o código de segurança do CRV?
Sendo um código que poderá ser utilizado para realizar alguns tipos de serviços, ele não fica registrado no CRLV, pois como se trata de um documento obrigatório de rodagem, fica apenas registrado no CRV.
No CRV impresso em papel moeda, este código de segurança fica registrado no canto superior esquerdo do documento, ele é uma combinação de 11 dígitos numéricos.
Já no CRV-e não é possível verificar essa numeração, pois como o CRV é emitido somente no momento em que for realizada a compra e venda do veículo, pois então é gerada a ATPV. Será preciso acessar o aplicativo CDT, na tela inicial do aplicativo, você encontrará opções para adicionar documentos, como CNH Digital e CRLV Digital. Selecione a opção “Veículos”. Será necessário inserir os dados do seu veículo, como o número do Renavam e a placa.
O que fazer quando o CRV não tem código de segurança?
Muitas vezes você precisará do código CRV para atualizar o CRLV do ano vigente, ou até mesmo para realizar uma transferência de propriedade, mas em alguns casos onde ocorre o erro do CRV ter sido impresso sem o código de segurança. Embora seja um erro que não é muito fácil de acontecer, pois hoje é tudo realizado digitalmente, vamos te ajudar se precisar de ajuda.
Esse código de segurança é obrigatório para realizar alguns tipos de serviço, caso no seu documento não possua o código de segurança, ou até mesmo se ele estiver rasurado por algum motivo, será preciso que compareça até um ponto de atendimento do Detran para que seja feita a correção desse problema, ou seja, realizar uma nova emissão.
Qual é a diferença entre CRV e CRLV?
O CRV e o CRLV são documentos de extrema importância para os proprietários de veículos, mas ambos contam uma funções diferentes. Vamos te ajudar a diferenciar e a entender qual a real utilização de cada um deles.
CRV
O Certificado de Registro de Veículo (CRV), é um documento emitido pelo Detran que comprova a propriedade de um veículo. Ele é como se fosse uma certidão de nascimento do veículo,contendo todas as informações do carro.Nele também são registrados possíveis alterações e sua principal finalidade é para se realizar a transferência de propriedade.
CRLV
Agora o CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo) é o documento de porte obrigatório que se deve ter ao sair com o carro. Seu prazo de validade é de 1 ano, pois conforme o calendário de licenciamento anual, ele deve ser pago e consequentemente emitido um novo CRLV atualizado e é exigido para comprovar a regularidade do veículo perante as autoridades de trânsito.
Qual a diferença entre DUT e CRV?
O CRV e o DUT na verdade são os mesmos documentos, pois antes de 1985 era conhecido como Documento Único de Transferência, e só após essa data teve a alteração no seu nome para Certificado de Registro de Veículos. Ambos exercem a mesma função, apenas com nomes diferentes.
O CRV em papel moeda valendo para os carros registrados antes de 2021, enquanto o CRV digital é emitido para veículos registrados a partir de 2021.
DUT e CRV são nomes diferentes para o mesmo documento, sendo CRV o nome atual utilizado para a transferência de veículos.
Como tirar o CRLV sem o código de segurança?
Para realizar a emissão do CRLV anual, é preciso que seja informado o número do Renavam, a placa e o código de segurança do CRV, mas em alguns casos não é possível ter acesso a esse código de segurança.
Para que seja possível emitir CRLV sem a necessidade do código de segurança do CRV, o documento só pode ter sido emitido até o ano de 2006, posteriormente a essa data é obrigatório a utilização do código.
Como saber o número do CRV pelo Renavam?
Muitas vezes será necessário possuir o número do CRV em mãos para que seja realizada uma consulta sobre o veículo, por exemplo. Mas nem sempre é possível ter acesso imediato ao documento, seja por estar em outro lugar ou até mesmo sua perda.
Para consultar o número do CRV pelo Renavam, você pode acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, onde será possível verificar todas as informações do carro e o número do CRV
Também poderá ser realizada uma consulta através do Detran, acessando o site é possível consultar o documento com o número do Renavam e a placa do veículo.
Caso não possua o número do Renavam em mãos, acesse o site da Consulta Auto e realize uma consulta pela placa e obtenha o número do Renavam rapidamente.
Quando é preciso emitir um novo CRV?
Já sabemos que o CRV é um documento muito importante para o proprietário de um veículo, mas em alguns casos será preciso que seja feita uma nova emissão do documento. Essa emissão pode ser obrigatória por diversos motivos, mas sempre deve ser cumprida evitando diversos problemas futuros
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a emissão do novo documento será obrigatória quando ocorrer:
- Transferência de propriedade;
- Alteração de endereço;
- Alteração de características;
- Mudança de categoria.
Como tirar segunda via do CRV?
Para realizar uma transferência de propriedade é obrigatório que possua o Certificado de Registro do Veículo em mãos, mas muitas vezes acontece que tal documento tenha sido danificado, perdido ou até mesmo furtado.
A partir desse ponto, será preciso solicitar uma segunda via do CRV, um processo que parece um pouco complicado, mas vamos ajudar a simplificar para você com um guia detalhado.
Primeiro acesso o site do Detran e verifique se seu veículo está com algum débito em aberto, como multas, IPVA e licenciamento, caso sim, será preciso quitar todos os valores. Verifique também se há a existência de alguma restrição que impossibilite a realização do serviço.
- Vistoria: Será preciso realizar uma vistoria para confirmar a autenticidade do veículo.
- Documentação: Documento de identificação pessoal, CPF, comprovante de endereço, CRLV impresso e comprovante de pagamento de possíveis débitos quitados devem ser apresentados.
- Agendamento: Verifique no site do Detran se é necessário agendar um atendimento presencial.
- Presencial: Dirija-se à unidade do Detran selecionada para o atendimento, levando toda a documentação necessária
- Taxa de Emissão: O valor é de R$272,27 e caso o licenciamento do ano vigente esteja em aberto, o valor passa a ser de R$432,49.
- Placas: Se o veículo estiver com lacres rompidos, danificados ou ilegíveis, será preciso realizar a troca das placas para o novo padrão Mercosul.
- Status: Após esses passos você poderá consultar o andamento do processo diretamente no site do Detran.
- Emissão do CRV: A emissão do novo Certificado de Registro de Veículo agora é digital, eliminando a impressão em papel moeda. O novo documento combina o CRV e o CRLV em um único arquivo
.
A solicitação da segunda via CRV é obrigatória para regularizar o veículo caso ele ainda possua o documento impresso em papel moeda, para CRV em formato digital, será preciso apenas emitir a ATPV para que seja feita a transferência.