Carro com licenciamento atrasado, o que fazer?
Muita gente não sabe, mas rodar com o carro sem o licenciamento estar em dia é uma dor de cabeça bem grande. A questão da documentação é bem simples: se o documento está vencido, o carro não pode sair da garagem.
Seja por qualquer que for o motivo, o documento do seu carro não pode estar atrasado, pois isso gera diversas consequências para o motorista e para o veículo também.
É muito comum as pessoas andarem com o carro com documento irregular e nem saberem o que realmente pode acontecer se o veículo for abordado nessa situação. Mas chega de dúvidas e incertezas, aqui vamos te mostrar o que pode acontecer caso você esteja nessas condições, mostrar como verificar esses dados e também como resolvê-los.
O que é um carro com documento atrasado?
Quando falamos em “documentação atrasada”, estamos nos referindo ao licenciamento anual do veículo. O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é o documento obrigatório que comprova que o carro está regularizado e apto para circular pelas vias públicas. O seu não pagamento é o que deixa o documento do veículo atrasado.
O licenciamento, assim como o IPVA, é uma taxa anual que todo proprietário precisa pagar. Em muitos estados, os dois pagamentos podem ser realizados juntos, mas isso não significa que você possa relaxar, pois perder o prazo do licenciamento pode gerar um custo maior, com juros e multas, além de complicar sua vida no trânsito.
Tem problema andar com licenciamento vencido?
Se você está pensando em circular com o licenciamento atrasado? Melhor pensar com mais calma sobre isso, mas adiantamos que não é permitido andar com o veículo caso o licenciamento esteja vencido, pois assim que o prazo vence, o carro já tá irregular e você pode se envolver em diversos problemas, pois um dia de atraso ou meses, o tamanho do problema será o mesmo.
Vamos te ajudar colocando o que pode acontecer caso você seja parado com seu veículo que está com o licenciamento atrasado.
Multa e pontos na CNH
Andar com o licenciamento vencido é infração gravíssima e a multa é de R$293,47 além de você ainda levar sete pontos na sua CNH.
Apreensão do carro
Se você for parado em uma blitz, o carro pode ir direto para o pátio. E pra tirar ele de lá, além de pagar o licenciamento atrasado, ainda tem as taxas de remoção e diária.
Juros no valor atrasado
O valor que você deixou de pagar não só continuará constando, como também irá crescer cada dia mais. São 0,33% de juros por dia (até 20%) e mais os juros da Selic. Quanto mais tempo demorar, pior fica.
Dívida ativa
Se o atraso passar de 60 dias, seu nome vai para dívida ativa. Isso complica ainda mais a situação e pode trazer problemas na hora de resolver outras pendências financeiras.
Para evitar toda essa dor de cabeça, é só ficar de olho no calendário e pagar o licenciamento no prazo. Dá pra consultar as datas no site do Detran do seu estado.
Como verificar se o carro tem pendência?
Quer saber se seu carro tá com débitos ou como consultar o histórico do carro? Hoje, devido ao acesso às informações estar cada dia mais ao alcance de todos, buscar dados sobre o seu veículo pode ser uma tarefa mais simples do que era antes.
Para verificar se o veículo possui alguma pendência, basta seguir o passo a passo que vamos demonstrar, mas ressaltamos que pode haver divergências entre os Detrans, pois cada um funciona de uma maneira diferente.
Consultando pendências Detran
Para descobrir se tem algo pendente no seu veículo, como multas ou débitos em aberto, você pode acessar o site do Detran do seu estado ou até ir pessoalmente a um posto de atendimento. Na maioria das vezes, será preciso informar a placa e o Renavam.
- Entre no site do Detran do seu estado.
- Faça login com CPF e senha, se não possuir, será preciso criar uma para se ter acesso, lembrando que alguns estados pedem conta no Gov.br.
- Localize a aba de “Veículos” e clique em “Consulta de Débitos”.
- Coloque a placa e o Renavam do veículo que deseja realizar a consulta.
A consulta no Detran é totalmente gratuita, porém você precisa ter os dados em mãos, tanto do veículo quanto do proprietário, pois poderá ser solicitado para que seja possível obter as informações desejadas.
Muitas vezes a consulta no Detran pode ser um pouco confusa ou pedir alguns dados que não se tem em mãos, o que pode gerar certos incômodos e demoras na busca por informaçoes precisas e rápidas.
Agora, se você precisa de uma consulta pela placa totalmente segura, fácil e rápida, a Consulta Auto é a solução perfeita!
Consulta Auto
Com mais de 10 anos de experiência, somos referência quando assunto é consultas veiculares. Com a Consulta Auto Estadual você tem acesso a diversas informações sobre o veículo, como débitos, multas, registro de roubo e furto, comunicação de venda e muito mais informações que podem te ajudar.
Agora, se precisa verificar todo o histórico do veículo, você pode optar também por nossa Consulta Auto Completa, sendo a nossa consulta mais utilizada, com ela será possível verificar os dados citados acima e ainda verificar se o veículo possui passagem por leilão, indício de sinistro, gravame, informações renajud e restrições administrativas, judiciais e financeiras. Tudo para te ajudar a se livrar de possíveis problemas e gastos futuros, não perca mais tempo, vem para Consulta Auto você também.
O que pode impedir o licenciamento do veículo?
Muitas vezes pode acontecer de você tentar pagar o licenciamento e se deparar com um bloqueio, mas isso infelizmente acontece com muitas pessoas. Isso pode acontecer por diversos motivos, mas o importante é se atentar ao que realmente aconteceu e solucionar o problema o mais rápido possível, já que todos tipos desses bloqueios têm solução.
Confira os principais problemas que podem impedir você de emitir o CRLV:
Débitos pendentes
- IPVA atrasado;
- Multas de trânsito;
- Taxas de licenciamento ou emplacamento de anos anteriores,
O licenciamento fica bloqueado até todos os débitos serem quitados e até mesmo o SPVAT, que estava temporariamente suspenso, pode dar dor de cabeça se houver pendências de anos passados.
Transferência não realizada
Se você comprou ou vendeu um carro e não fez a transferência de propriedade, saiba que terá problemas. O veículo também fica bloqueado, e você não consegue emitir o licenciamento.
Para resolver, será preciso:
- Preencher e assinar a ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo);
- Levar os documentos necessários, como o CRV, no Detran;
- Pagar as taxas da transferência.
Bloqueio judicial
Aqui a situação complica um pouco, pois o veículo pode estar com alguma restrição judicial, geralmente por causa de dívidas ou disputas legais. Quando isso acontece, você não consegue licenciar, vender ou transferir o carro. Nesse caso, o ideal é procurar um advogado para resolver a questão.
Apreensão do veículo
Se o carro foi apreendido (por exemplo, por documentos irregulares, transporte ilegal ou até dirigir alcoolizado), ele fica retido até você regularizar tudo. Isso inclui pagar as multas, as taxas do pátio e colocar a papelada em dia. Só depois disso o licenciamento poderá ser feito.
Registro de furto ou roubo
Se o veículo foi roubado ou furtado, o licenciamento fica travado automaticamente. É preciso aguardar a recuperação do carro para regularizar tudo junto ao Detran.
Como evitar dores de cabeça?
Manter todas as contas do carro em dia é a melhor forma de evitar problemas no licenciamento. Realize consultas periódicas sobre a documentação do seu veículo, para isso, utilize uma de nossas pesquisas da Consulta Auto e pague o IPVA, as multas e o que mais precisar. Assim, seu veículo fica sempre regularizado, e você evita contratempos!
Como pagar o licenciamento?
Atualmente é possível pagar o licenciamento de várias maneiras, seja presencialmente ou online, e o melhor é que ficou rápido e prático de se realizar o pagamento. Só fique atento que alguns detalhes que podem mudar dependendo do estado onde você mora.
Como funciona o pagamento?
Para pagar o licenciamento, você só precisa do número do Renavam do veículo. Não é mais preciso de boleto nem guia, é só informar o número nos canais autorizados, e o sistema já te mostra se tem alguma pendência, como IPVA, multas ou o SPVAT. Antes de licenciar, você precisa quitar tudo que estiver pendente.
Onde e como pagar?
As opções são bem variadas, então você pode escolher a que mais fique conveniente para você.
- Online: É possível pagar pelo Pix direto no site da Secretaria da Fazenda (se o seu estado oferecer essa opção). Também é possível usar o internet banking ou o app do seu banco.
- Presencial: Se preferir resolver de forma presencial, você pode ir a uma casa lotérica, agência bancária conveniada ou até em um posto do Detran.
Os bancos conveniados que aceitam o pagamento do licenciamento são:
- Banco do Brasil
- Caixa Econômica Federal
- Itaú
- Bradesco
- Santander
- Mercantil do Brasil
- Daycoval
- Safra
- Sicoob
- Rendimento.
Após o pagamento
Agora vem a parte boa: o CRLV, que é o documento do licenciamento, é 100% digital desde 2020. Você pode acessá-lo pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou pelo site do Detran do seu estado. Se preferir, dá pra imprimir uma cópia, mas não precisa andar com o documento físico, já que o digital é aceito em todo o Brasil.