Segurança para negociar um usado
Resultado na Tela
Verifique Restrições e Débitos
Verifique Restrições e Débitos

IPVA — À Vista Ou Parcelado? Veja Os Prós E Contras De Cada Modalidade

artigo de: Blog| Documentação
Consulta Auto Imagem padrão

Para a maioria das pessoas que possuem carro, todo início de ano surge uma dúvida muito comum: devo pagar o IPVA à vista ou parcelado? Existem diversas vantagens que podem auxiliar na tomada de decisão e a Consulta Auto irá mostrar quais são elas. 

Para entender melhor como funciona o pagamento do IPVA e qual a melhor maneira de quitar esse débito, continue lendo este artigo. 

O que é IPVA?

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é o nome dado para um imposto arrecadado pelo Estado para custear gastos públicos, como a conservação das vias, transporte e segurança. 

Foi criado em 1986 para substituir a TRU (Taxa Rodoviária Única), que também era utilizada para suprir os custos com o transporte. 

A cobrança do IPVA normalmente acontece no início de janeiro e o valor a ser pago varia entre 1,4 e 4% com base na tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), divulgada todos os meses. 

Para fazer a consulta dos valores e pagamento da taxa, será necessário verificar quais são os procedimentos feitos no estado onde você reside. 

No entanto, na maioria das vezes, a consulta é feita na Secretaria da Fazenda e o pagamento é realizado por meio do boleto bancário em agências ou lotéricas. Para isso, é preciso ter o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) em mãos. 

Devo pagar o IPVA à vista ou parcelado? — Entenda qual a melhor opção

Para acabar de uma vez por todas com a indecisão se você deve pagar o IPVA à vista ou parcelado, nós da Consulta Auto vamos mostrar as vantagens e desvantagens de cada uma das modalidades. 

Pagamento à vista

A principal vantagem de realizar o pagamento à vista do IPVA está relacionada com a taxa de desconto divulgada junto com a tabela do imposto. Geralmente, esse desconto é de 3%. 

Aparentemente, parece ser uma porcentagem mínima, mas se você possui esse dinheiro e está disposto a pagar o valor total, é mais vantajoso fazer o pagamento em uma única vez.

Além de ser uma dívida a menos para ser paga nos próximos meses, você não correrá o risco de se esquecer dessa taxa e acabar pagando juros. 

Porém, por ser um valor consideravelmente alto, dependendo do modelo e ano do seu carro, o dinheiro destinado para o pagamento desse imposto poderá fazer falta em algumas situações de emergência. 

Por isso, é fundamental que você avalie as suas condições financeiras e certifique-se de que esse valor não influenciará em outros aspectos da sua vida. 

Pagamento parcelado

Caso você não tenha rendimentos suficientes na poupança ou precisará fazer novas dívidas para pagar o IPVA, a solução para esse problema é fazer o parcelamento do valor. 

Além da possibilidade de pagar a taxa em três vezes, desde 2019 é permitido parcelar o IPVA em até 12x no cartão de crédito, além de outras taxas anuais de veículos e multas de trânsito. 

Para pagamentos no cartão de crédito, será necessário acessar o site da Secretaria da Fazenda, fornecer alguns dados, como o Renavam e placa do seu veículo, e escolher a melhor opção para você. 

Existem algumas empresas que poderão cobrar juros pelo pagamento parcelado no cartão, sendo de extrema importância que você verifique se isso poderá acontecer antes de pagar o imposto, para não aumentar ainda mais o valor das parcelas.

Portanto, se você tem uma renda guardada e pode utilizá-la para pagar o IPVA, vale investir no pagamento à vista. Já para quem está endividado e não possui uma poupança para estes tipos de gasto, a melhor opção é o parcelamento.

IPVA 2021 — Consulte o calendário de vencimento

Para consultar o calendário de vencimento, acesse o site da Secretaria da Fazenda de São Paulo e, com o número da sua placa, você conseguirá identificar as datas de vencimento de pagamentos do IPVA à vista ou parcelado do seu veículo. 

Fique atento e não se esqueça de fazer o pagamento. Caso isso aconteça, além de gerar juros, poderá trazer problemas futuros, como o bloqueio do licenciamento e a retenção do seu veículo.
Percebeu a importância de saber qual modalidade de pagamento é mais vantajosa para você? Continue acessando o blog da Consulta Auto para mais assuntos como este.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.