Dicas e Cuidados com a Embreagem
Sabia que a maneira de dirigir pode evitar ou acelerar o desgaste da embreagem
A transmissão mecânica está presente na maioria dos automóveis e tem como principal função transmitir o torque produzido pelo motor até as rodas para gerar movimento. Esta tarefa é possível graças ao sistema de embreagem sendo composto por plâto, disco e rolamento de embreagem ou atuador hidráulico. Permitindo a troca de marchas de forma suave, proporcionando arranque sem trepidações, amortecer as vibrações do motor, permite deixar o motor girando enquanto o carro está parado evitando que ele morra.
Dicas que podem contribuir para maior durabilidade do sistema de embreagem.
- – Evite dirigir com o pé apoiado pedal da embreagem, esse hábito causa desgaste prematuro no conjunto.
- – Trocas de marchas muito bruscas danificam o disco, podendo ocasionar barulho e até travar a troca de marchas.
- – Dirigir em altas velocidades com marchas baixas ou em baixas velocidades com marchas altas, pois sobrecarregarão o disco, podendo inutilizá-lo por completo.
- – Evite deixar o carro engatado enquanto o carro estiver parado. Ao parar em um semáforo, por exemplo, não deixe o carro engatado. Nestas situações, o ideal é desengatar o carro e tirar completamente o pé do pedal da embreagem.
- – Quando parar o carro em uma subida ou rampa, evite usar o sistema acelerador/embreagem. Prefira utilizar o freio de mão para conter o carro.
- – Evite arrancar com o carro em segunda marcha. Procure sempre utilizar a primeira marcha para iniciar o deslocamento do carro, passando a segunda logo em seguida se for o caso. Forçá-lo a sair com a segunda marcha contribui com o desgaste prematuro do conjunto.
- – Sempre que possível, evite reduções bruscas de velocidade, freiar ou desacelerar de forma súbita o motor.
Sintomas que podem ser observados sobre as condições da embreagem.
- -Patinação, trepidação, dificuldade de engate, pedal duro e barulho são alguns sintomas que podem indicar problemas com o sistema de embreagem. Vale lembrar que a embreagem não trabalha sozinha. Dessa forma, seu perfeito funcionamento depende dos outros componentes do sistema, como volante do motor, cabo de embreagem, garfo, entre outros.
- – Vibração ao tirar o pé do pedal da embreagem.
- – Pedal da embreagem muito baixo ou muito alto.
Manutenção
Esse componente tem vida útil variável, dependendo de como é utilizada pelo motorista, porém dura em média 40.000 km, mas existem casos, não raros, que a embreagem pode ser utilizada por muito mais quilometragem.
Por se tratar de um item de desgaste natural, a durabilidade da embreagem varia conforme a solicitação do conjunto e condição de trabalho. Assim, a manutenção se resume à troca dos componentes avariados quando necessário. Mas geralmente o mecânico terá que tirar a caixa de câmbio do carro para efetuar a substituição da peça.
Artigos Relacionados:
- Manutenção da Bateria
- Pouco combustível pode causar panes perigosas em seu veículo
- Identificar Luzes do Painel
- Dicas de Limpeza do Carro
- O que pode causar barulho ao frear
- Dicas de Cuidados e Manutenção do Filtro de Carro
- Dica de como controlar a temperatura do motor (Arrefecimento)
- Cuidados com o carro na época de inverno
- Como proteger um carro da ferrugem?
- Como Localizar o Chassi