Como saber se o odômetro foi alterado?
Carro rodou pouco é único dono com e o preço um pouco menor que o de mercado.
Uma ótima oportunidade não é ? Pode ser,será que realmente é o que está informando.
Seja no carro ou na moto, existe um aparelho chamado odômetro ( alguns colocam o H da frente ficando hodômetro. Esse aparelho tem como função indicar a quantidade de quilometro rodados pelo veículo através de um conta giros.
Tipos de Odômetros
Existe o mecânico que utiliza uma série de três engrenagens e é acionado a cada volta completa gira um número indicando a quilometragem percorrida. Esse modelo já é muito difícil de se encontrar no mercado devido ao motivo de ser substituído pelo modelo digital ou eletrônico.
A alteração do modelo mecânico é possível através de rebobinamento, ou seja quando se andava de ré com o veículo a marcação ia diminuindo. O que permitia que fácil manipulação.
Já o odômetro digital ou eletrônico, funciona de forma computadorizada. Através de um sensor magnético conta os pulsos conforme a passagem de dentes de uma roda dentada, quando identificado o pulso o computador atualiza o painel digital.
Apesar de ser mais difícil de alterar, ainda é possível que entrem no sistema eletrônico e realizem a alteração da quilometragem.
Como se prevenir de uma possível fraude do Odômetro?
Primeiro passo é analisar a condição geral do veículo coincide com o que informa no painel, algumas dicas como :
- Analise do Pneus, geralmente os fabricantes informam que até 60.000 sem muitos desgastes evidentes. Se o veículo possuir uma marcação menor os pneus não devem ter uma parencia desgastada e careca. Para saber a data de fabricação do pneu, você pode olhar os 4 últimos dígitos, que informam a semana e ano de fabricação.
- Conjunto de Pneus novos, cuidado se houver a troca do conjunto no pneus e ele estão abaixo do que citamos acima, desconfie. Um ou até dois pneus alterados tudo bem, pode ter ocorrido um incidente, mas o conjunto se faz necessário realizar uma pergunta por que houve a troca.
- Datas da revisões, verifique no manual do proprietário as datas de revisões e demais informação que constam sobre o histórico do veículo.
- Pedal da embreagem, se estiver pesado pode indicar desgaste.
- Ande como veículo, e procure possíveis ruídos que podem indicar algum problema.
- Procure por vazamento de óleo e se está soltando fumaça preta.
Se ainda houver dúvidas ainda pode levar a um mecânico de confiança ou em uma oficina especializada e solicite o scanner no módulo central do automóvel.
Esse teste possibilita a identificação de quantos quilômetros o veículo rodou.
Comprei um veículo com o odômetro adulterado ?
O código de defesa do consumidor oferece três possibilidades:
- Substituição do bem adquirido por um modelo equivalente. Esse caso é mais válido para revendedoras de veículo.
- Ressarcimento da quantia paga, onde o vendedor ou revendedor devolve o valor ao consumidor pagou
- Abatimento do preço, ou seja se o consumidor quiser receber parte do valor pago como ressarcimento para realizar a manutenção do veículo pode ocorrer.
Para quem realizar esta adulteração responde por crime de estelionato, e pode pegar pena de 5 anos de prisão.
Tenho dúvidas referente a quantidade de proprietários do veículo ?
Nesse caso é possível verificar indicamos a leitura deste artigo – Como saber os antigos donos do veículo ?