Como proteger um carro da ferrugem?
A ferrugem é um dos problemas que podem causar grande danos a todas as peças de um carro, seja na lataria até as peças do motor. Quando o veículo apresenta sinais de ferrugem é sinônimo de cuidado.
As causas mais comuns para ocorrer a ferrugem são a umidade e maresias em que o veículo passar ao decorrer do tempo. Ficar atento a pequenos sinais e ter certa cuidados pode ser vital para manter a saúde do veículo.
Mas o que é a ferrugem?
A ferrugem é o resultado da oxidação do ferro, quando o ferro entra em contato com o oxigênio contido na água e no ar surge uma reação química que causa o desgaste e a corrosão lentas dos materiais.
Quando um automóvel inicia a apresentar sinais de ferrugem, indica que a superfície metálica esta em degradação é e preciso corrigir logo.
Como evitar
A melhor forma de evitar a ferrugem, independente de ser veículo novo ou velho, é prevenir. Para isso algumas técnicas podem serem adotadas para prevenir que seu carro apresente problemas de oxidação, aplique as práticas a seguir e fuja da ferrugem:
Pintura no Carro
Mudanças atmosféricas e proximidade do mar é os maiores causadores de desgastes das pintura de veículos.
- Evite estacionar o seu veículo em locais que pega muita luz solar.
- Se você possui garagem aberta utilize capa de proteção para seu veículo
- Mantenha o máximo possível o carro encerado, isso evita o ressecamento da tinta.
Amassados e Arranhões
Por menor que seja o arranhão,ele pode ser o primeiro passo para causar a corrosão da lataria de seu veículo. Procure corrigir essa pequena imperfeição logo.
Infiltrações de Água
Fique sempre atento com as borrachas que possuem a função de evitar que a água entre no veículo. Quando as borrachas se desgastam ou ficam ressecadas, pode ser o principal fonte causadora de infiltrações em seu veículo. Com isso podem causar ferrugens e danos irreversíveis ao seu automóvel.
Passeios ao litoral
O que mais prejudica quando se vai ao litoral é a maresia, que podem causar corrosão na parte de suspensão, escapamento e provocar danos no amortecedor. Outra preocupação é a areia, que pode ser absorvidas pelo filtro de ar do motor, pelo filtro da cabine e se alojar em partes do veículo que usam lubrificação.
A dicas para fugir um pouco da maresia e da areia é colocar o carro em uma garagem fechada, ou fazer uso de capas para proteger o veículo. Se preocupe principalmente a noite, que é onde a maresia atinge sua maior intensidade.
Quando retornar , faça uma boa lavagem no carro e verifique a bateria e injeção eletrônica. Lembre-se também de limpar bem os resíduos de areia que possam estar no assoalho, a areia
contém resíduos de maresia que podem acabar gerando a necessidade de fazer a remarcação do chassi de seu carro.
Se ficar mais de 15 dias na praia, é indicado levar o carro em algum lugar que realize uma lavagem completa , tirando os bancos e carpetes tirando todas as impurezas com produtos neutros.
Outra dica é verificar se os terminais de bateria, conectores elétricos, filtro de ar, coifas e equipamentos de lubrificação estão livres de água e areia. Os conectores do sistema de injeção eletrônica e da bateria podem sofrer oxidações e provocar falhas no funcionamento do motor.
Faça uma verificação da caixa de direção do veículo e em seus amortecedores. Resíduos de areia e sal podem romper as coifas do amortecedor, comprometendo o desempenho da suspensão do veículo.
Resido no litoral, o que posso fazer?
O indicado é realizar a lavagem de seu carro ao menos uma vez por semana, a lavagem precisa ser tanto externa quanto interna e também o motor. Após disso encere o carro e se possível realize o serviço de polimento e cristalização. A cristalização ajudar proteger a pintura de seu veículo por uma ano.
Guarde o veículo em local fechado, ou como recomendamos a pouco utilize uma capa.
Quais riscos a ferrugem traz ao veículo?
A ferrugem não apenas uma imperfeição visual em seu veículo, mas representa um risco a integridade da segurança do veículo.Quando detectar uma mancha de ferrugem em seu carro, leve o carro a uma oficina mecânica.
Geralmente ela ocorre em locais desprotegidos como bandejas, parafusos, cabos e peças dos freios. Que com o tempo pode passar para os demais componentes e danifica-los. Podendo apodrecer longarinas dianteiras, que compõem a sustentação do câmbio e do motor. Se isso acontecer, podem causar o a queda do motor, travamento das rodas e estourar os pneus.
Artigos Relacionados:
- Manutenção da Bateria
- Pouco combustível pode causar panes perigosas em seu veículo
- Identificar Luzes do Painel
- Dicas de Limpeza do Carro
- Dicas e Cuidados com a Embreagem
- Dicas de Cuidados e Manutenção do Filtro de Carro
- Dica de como controlar a temperatura do motor (Arrefecimento)
- Cuidados com o carro na época de inverno
- O que pode causar barulho ao frear
- Como Localizar o Chassi
- Ar condicionado e potência do motor
Na dúvida sobre o veículo usado que vai comprar?
Descubra detalhes fazendo nossa Consulta Completa de veículo ela traz 10 consulta em uma só.