Como Aumentar o Valor da venda de seu Carro: Dicas Essenciais

Entre uma das tarefas desafiadoras para qualquer pessoa está o momento de vender o carro usado. Principalmente se pretende obter um bom retorno financeiro. Para obter um retorno financeiro rentável, diversos fatores devem ser levados em consideração.
Entre elas estão as condições do veículo, documentação e a forma que é feita a comunicação aos interessados na compra. Com boas estratégias é possível aumentar significativamente o valor do seu carro no momento da venda.
Ao longo deste artigo, iremos explorar como pode maximizar o valor da venda, abordando temas como manutenção preventiva, documentação em dia, aparência e estética, reparos mecânicos, atualizações de equipamentos, precificação e os cuidados com características originais do carro.
Manutenção Preventiva e Documentação: O Alicerce da Venda do Carro
A manutenção preventiva, mais conhecida como revisão anual. Será o primeiro passo para vender seu carro usado com melhores lucros.
Proprietários de veículo que possuem cuidados regulares com o veículo, tendem a apresentar carros em melhores condições mecânicas e menos desgastes devido ao uso. O que pode gerar argumentos até mesmo no momento em que está sendo negociada a venda.
Então anualmente sempre faça a manutenção preventiva no carro, buscando verificar:
- Troca de óleo regular
- Verificação de fluidos
- Inspeção de freios
- Troca de pneus a cada 5 anos ou a cada 50 mil quilômetros rodados
- troca de filtros (ar, óleo e combustível) de acordo com o manual do fabricante.
Ao realizar essas verificações e cuidados regularmente, além de manter o bom funcionamento do automóvel, passa ao comprador maior confiança no momento da venda do carro.
O Papel da Documentação Completa do Carro
A revisão anual do carro não é a única em que o proprietário deve se preocupar, mas manter a documentação do carro em dia e de forma completa pode reduzir surpresas desagradáveis.
Imagine você, vai vender o carro e não possui a documentação necessária para iniciar o processo de venda. Ou até mesmo possui taxas em atrasos que impeçam a venda.
Antes de colocar o veículo à venda procure revisar:
- Se possui o CRV impresso ou acesso ao digital
- Verifique se existe qualquer restrição administrativa do carro junto ao DETRAN
- Procure identificar se todas as taxas anuais como IPVA e Licenciamento foram pagas
- Confirme se o carro não possui multas ou atuação de multa
Com toda a documentação separada e pagamentos em dia, você terá transparência junto ao interessado para negociar e informar que logo após a compra será fácil fazer a regularização da documentação para o novo proprietário.
Parece simples, mas é um argumento muito válido para possíveis compradores que estão com pressa de adquirir o carro.
Aparência do veículo nessas horas importa
Um veículo bem cuidado esteticamente é o seu cartão de apresentação, quanto mais limpo e poucas imperfeições, oferece a ideia de maior cuidado com o carro.
Em alguns casos, pode ser até um argumento para aumentar o valor.
A lataria é o primeiro contato visual com o carro o segundo mais importante e´o interior do veículo. Apresente um local limpo e confortável ao possível comprador.
Seguem algumas dicas para deixar o carro da forma mais impecável possível:
- Invista na lataria: Lave o carro com produtos específicos para remover sujeira, poeira e manchas. Procure fazer uso de produtos que deixem a aparência de rodas e dos vidros.
- Polimento da pintura: Um polimento profissional pode restaurar o brilho da pintura e remover pequenos arranhões ou marcas de oxidação.
- Reparo de arranhões e amassados: Pequenos danos na lataria podem ser consertados em oficinas de funilaria por um custo acessível. Isso melhora significativamente a aparência geral.
- Faróis restaurados: Faróis embaçados ou amarelados envelhecem o carro. Use produtos de polimento ou procure um profissional para restaurá-los.
- Limpeza completa: Aspire os bancos, tapetes e cantos do veículo. Use produtos específicos para remover manchas e odores.
- Reparos simples: Conserte rasgos nos bancos ou substituir capas desgastadas. Pequenos detalhes, como botões quebrados, também devem ser reparados.
- Eliminação de odores: Evite fumar ou transportar alimentos fortes no carro antes da revenda. Use neutralizadores de odor, se necessário.
Procure locais especializados em estética automotiva, apesar de possuir um custo maior, possuem maquinários e experiência para utilizar os produtos e oferecer um acabamento melhor.
Desta forma eleva a estética do carro, deixando mais competitivo para a revenda.
Reparos Mecânicos: Garantindo a Confiabilidade na Revenda do Carro
Antes de colocar o carro a venda, identifique possíveis problemas mecânicos, como barulhos estranhos, falhas no motor ou qualquer outro indicio que indique que o veículo esteja com problemas.
Entre os problemas mais comuns estão:
- Motor: Verifique se há vazamentos de óleo, falhas na ignição ou ruídos anormais. Um motor em bom estado é um grande diferencial na revenda do carro.
- Transmissão: Certifique-se de que as marchas engatam suavemente, sem trancos ou dificuldades.
- Suspensão: Amortecedores desgastados ou molas quebradas afetam o conforto e a segurança. Substitua-os, se necessário.
- Sistema de arrefecimento: Um radiador entupido ou mangueiras danificadas podem causar superaquecimento. Faça os reparos antes da venda.
- Freios: Discos, pastilhas e fluido de freio devem estar em dia para garantir a segurança.
Apesar de existir custos envolvidos para realizar esses reparos, garante oferecer o veículo da melhor condição possível para o comprador, facilitando a negociação durante a venda. Quanto menos problemas o carro apresentar, maior a possibilidade de pedir um valor mais justo para venda passando mais confiança ao comprador em pagar o que está sendo solicitado.
Evitando que o possível comprador utilize como argumento os problemas identificados para barganha e desvalorize sua venda.
Leve o veículo para algum mecânico de confiança e solicite uma avaliação detalhada, priorize reparos mais urgentes. Dessa forma, deverá obter um melhor ganho nas negociações durante a venda.
Escolha bem equipamento extras e atualizações para o carro
Adicionar atualizações ou equipamentos que não vem de fábrica no carro, pode ser uma opção inteligente de aumentar sua revenda. Porém, existe uma cautela em itens que agreguem realmente ao veículo e sejam atrativos para possíveis compradores.
Instalação de equipamentos mal planejados ou de baixa qualidade podem ter um efeito oposto do que é desejado.
Algumas atualizações populares incluem:
- Sistema de som premium: Um rádio moderno com Bluetooth ou alto-falantes de alta qualidade pode ser um diferencial.
- Navegação GPS: Sistemas integrados de navegação são valorizados por muitos motoristas.
- Rodas de liga leve: Substituir rodas simples por modelos mais estilosos melhora a estética e o apelo do carro.
- Sensores e câmeras: Sensores de estacionamento ou câmeras de ré aumentam a praticidade e a segurança.
É recomendado que as atualizações sejam de marcas reconhecidas no mercado e instaladas de forma correta para evitar possíveis problemas no futuro. Análise se não está comentando exageros como algo muito específico e de gosto pessoal como cores chamativas ou acessórios extravagantes.
Ao utilizar algo muito personalizado, você está limitando o público interessado. Demorando mais na venda do veículo.
Para manter um valor bom na venda, quanto mais próximo a caracteristicas originais do veículo melhor, muita personalização como alterar a cor, pinturas personalizadas, rebaixar suspensão ou turbinar o motor pode agradar uma pequena parte no mercado e deixar para um nicho muito especifico de compradores.
Dependendo da época e situação econômica, pode não ser fácil conseguir interessados ocasionado dificuldade para a venda.
Estratégia de preço de venda para o carro
Definir o valor a ser obtido com a venda do carro é o aspecto mais importante. Valores muito altos afastam compradores e muito baixos pode fazer você ter prejuízo, uma vez que a venda é feita por negociações.
Tenha em mente o valor mínimo de venda que pretende obter na venda do carro, análise e pesquise no mercado e entenda o preço médio que está sendo vendido.
- Compare modelos semelhantes: Veja anúncios online de carros da mesma marca, modelo, ano e condição. Sites como Webmotors, OLX e Mercado Livre são ótimas fontes.
- Considere a depreciação: Carros perdem valor com o tempo, mas a manutenção e os extras podem justificar um preço acima da média.
- Use ferramentas de avaliação: Plataformas como a Tabela FIPE oferecem uma estimativa do valor de mercado do seu veículo.
Com base na pesquisa efetuada, defina um valor competitivo que seja justo ao preço do carro e nos investimentos feitos em manutenção, estética e demais.
Considere iniciar o valor um pouco acima no valor definido, deixando nessa forma uma margem para negociação. Por exemplo, o preço é R$ 48.000, anuncie por R$ 50.000 e esteja disposto a negociar.
Ao seguir as dicas apresentadas neste artigo, você estará bem preparado para destacar seu carro entre a concorrência e obter o melhor retorno financeiro possível. Não subestime o poder de um veículo bem cuidado e apresentado de forma inteligente. Coloque essas estratégias em prática e veja como elas podem transformar a revenda do seu carro em uma experiência lucrativa e bem-sucedida!