Segurança para negociar um usado
Resultado na Tela
Verifique Restrições e Débitos
Verifique Restrições e Débitos

Como funciona o QR code da placa Mercosul?

artigo de: Blog| Informativo

As novas Placas Mercosul (Placa de Identificação Veicular – PIV) foram implantadas em todos os DETRAN a partir de 31 de janeiro de 2020, em conformidade com a resolução 780 do CONTRAN. Seu objetivo é facilitar a identificação e circulação de veículos nos países do Mercosul. A placa possui uma nova combinação alfanumérica de quatro letras e três números, e inclui um QR Code para aumentar a segurança e dificultar clonagens. Além disso, o novo modelo permite até 450 milhões de cópias. A placa também elimina a necessidade de troca ao mudar de município ou estado. Saiba todos os detalhes dessa alteração em nosso artigo. – O que é Placa Mercosul?  

   A implantação das novas tecnologias nas placas do padrão Mercosul, trouxe junto um grande avanço na segurança e eficiência entre os países do Mercosul. Com diversas inovações que ingressaram junto a placa Mercosul, o QR code ganhou grande destaque como uma ferramenta de segurança, ajudando a combater fraudes e a clonagem de veículos.

   Preparamos um artigo para te ajudar a entender o porquê desse QR code ser tão importante

Por que a placa Mercosul tem QR Code?

   O QR Code nada mais é que um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado por leitores e também por celulares. Sua implementação nas placas Mercosul é gerenciada pela Serpro e é de grande ajuda quando se trata de segurança, pois com ele fica impossível de uma placa ser clonada ou adulterada e ainda facilitando em fiscalizações e autenticidade.

    A adição do QR Code nas placas representa um grande avanço em termos de segurança e eficiência no controle de veículos. Essa tecnologia torna as placas muito mais seguras ao dificultar a clonagem, um problema que era frequente e acarretava em diversos tipos de fraudes e crimes relacionados. Cada QR Code é único e está exclusivamente associado a um veículo específico, cada placa contém um número único chamado de “número de série” que é obtido pela leitura do QR Code, os dados cadastrados são totalmente criptografados, o que torna praticamente impossível falsificar ou replicar uma placa.

   Além disso, o QR Code facilita e agiliza o trabalho dos agentes de trânsito durante as fiscalizações. Basta apenas um breve escaneamento do código, para se ter acesso imediato a informações detalhadas sobre o veículo e suas características, onde e quando foram fabricadas e os dados de seu proprietário. Isso não só agiliza o processo de verificação, como também reduz a possibilidade de erros durante a conferência dos dados.

   Na parte da base de dados de informações, os QR Codes facilitam a integração de sistemas de registro de veículos. As informações podem ser atualizadas de forma rápida e acessadas por diferentes órgãos governamentais, melhorando assim a gestão e o controle da frota de veículos em geral.

Como puxar QR Code placa Mercosul?

   Para acessar as informações contidas no QR Code da placa veicular, existem duas opções práticas: baixar o aplicativo VIO, disponível para Android e iPhone, e escanear o código diretamente após a instalação; ou acessar o portal do SENATRAN pelo site, onde será necessário fornecer os dados requeridos para consultar as informações desejadas

   Nas etapas que vamos descrever abaixo como realizar a consulta do QR Code, também são as mesmas para se consultar CNH e consulta CRLV, pois ambos possuem o QR Code que é possível verificar os dados cadastrados.

Vamos mostrar o passo a passa para ver o QR Code: 

Aplicativo VIO  

   Instalação: Faça o download do aplicativo VIO (Serpro) diretamente no seu celular, disponível na Google Play Store ou na Apple App Store, e conceda todas as permissões necessárias.

   Leitura: Abra o aplicativo e posicione a câmera sobre o QR Code na placa. O escaneamento automático será realizado assim que o código estiver centralizado, exibindo o da placa.

   Acesso às informações: Após o escaneamento, clique no ícone no canto superior direito do aplicativo. Em seguida, selecione “Portal de serviços Senatran” e insira o número da placa para acessar todas as informações cadastradas.

Site Senatran

   Site: Acesse o site SENATRAN, em serviços mais acessados clique com “Consultar Placa Veicular”.

   Dados: Para conseguir visualizar as informações será preciso colocar a placa e o número de série, este é obtido na leitura do QR Code ou quando é entregue o comprovante de emplacamento.

   Com esses dados em mãos, é possível verificar todos os dados do veículo ouse a placa foi devidamente cadastrada, precisando estar como ATIVA.

Quais os dados que serão obtidos?

   Ao explorar as informações gravadas no QR Code, você terá acesso a detalhes importantes que garantem a validação da placa. Isso inclui dados essenciais sobre o veículo, dados sobre a empresa fabricante das placas e da estampadora responsável pela sua confecção.

   Na imagem podemos verificar todos os dados obtidos com a leitura do QR Code, o que facilita em fiscalizações e impede possíveis fraudes com as placas veiculares.

É verdade que a placa Mercosul vai mudar?

   Ao que tudo indica, as placas Mercosul poderão sim sofrer alterações, pois um projeto de lei que está em tramitação no Senado Federal, propõe a volta das informações de município e estado de registro dos veículos nas placas, modificando o atual modelo adotado desde 2020. Aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos, o projeto agora aguarda a revisão da Comissão de Constituição e Justiça. Se aprovado em todas as etapas e sancionado pelo Presidente, o projeto voltará com dados que foram removidos com a implantação das placas do Mercosul.

   A volta das informações de município e estado nas placas de veículos pode ajudar a identificar infratores e apoiar investigações de crimes relacionados ao transporte, como localizar veículos usados em atividades ilegais e combater falsificações de placas. 

   A decisão depende do resultado dos benefícios em segurança pública frente aos custos e impactos administrativos. O projeto ainda precisa passar por várias etapas legislativas, incluindo votações no Senado, no plenário do Senado, na Câmara dos Deputados e ser sancionado pelo presidente, antes de potencialmente se tornar lei.

Como saber se a placa Mercosul é original?

   Como mencionamos acima, para verificar se sua placa Mercosul é original ou foi devidamente cadastrada, é preciso seguir algumas dicas para se proteger e verificar sua veracidade.

   Emplacadoras: Quando precisar emplacar seu automóvel, procure empresas devidamente cadastradas junto ao Detran, como deixamos detalhado em: O que é a Placa Mercosul.

   A placa: Quando for realizar o emplacamento, verifique a qualidade do material, se as letras e números estão corretas, o relevo delas (pois como são feitas em prensas, não podem estar totalmente lisas) e se possui todos os itens de originalidade, como a escrita “BRASIL”, a bandeira do Brasil, QR Code legível, o símbolo do Mercosul e o BR na parte inferior da placa.

   Dados: A melhor maneira é verificar pela consulta através do QR Code, precisará aparecer todos os dados corretos e no campo “Situação da placa”, precisa estar como ATIVA bem como a data e hora que devem coincidir com o tempo de solicitação.

   Com essas dicas, ficou mais fácil de verificar se sua placa está devidamente cadastrada e é totalmente original. Procure sempre uma empresa credenciada junto ao Detran e não caia em golpes de internet.

   A Consulta Auto está sempre disposta a tirar suas dúvidas, desde esclarecer suas dúvidas mais simples até resolver os detalhes mais complexos. Conte sempre conosco! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.