Como consultar placa de veiculo roubado ?
Ao adquirir um veículo é muito importante saber sua procedência e até mesmo seu histórico, identificando se ele possui algum acidente é até mesmo é um caso de sinistro (roubo ou furto).
Veículo que possui um histórico de roubo e furto pode ter seu preço reduzido até 20% da tabela FIPE, além que dependendo o veículo pode ter tido algumas peças retiradas e danos que pode prejudicar sua qualidade.
Mas a pergunta é como saber se o veículo já foi roubado?
A opção mais rápida é fácil é utilizar o nosso sistema de consulta, onde oferecemos a consulta CA – Roubo e Furto. Nessa consulta vai informar todos os detalhes sobre o furto do veículo.
Desde a data da ocorrência até a data de sua devolução, além de números de boletim e muito mais.
Veja o modelo da consulta abaixo
Mais informação clique em CA- Roubo e Furto
Quais desvantagens de comprar um carro com histórico de roubo e furto ?
A principal e indiscutível desvantagem é preço no momento da revenda, como comentamos no início do artigo, o valor pode chegar a 20% menor que o padrão da FIPE.
Além disso, ainda tem o seguro, veículos que já possuem histórico de roubo e furto tem o valor maior ou muitas limitações em sua cobertura.
E por último e não menos importante o Financiamento, sim, infelizmente a maioria das financiadoras não aceitam financiar veículos com sinistro.
E ainda possui uma certa desconfiança no mercado para realizar uma futura revenda, geralmente veículo que foram roubado tem alguns danos como retirada de peça ou até mesmo passou acidentes. Dai fica a desconfiança do tipo do reparo efetuado foi realmente voltado para a segurança ou para obter lucro para vende-lo depois.
O ideal nesse caso , se for adquirir um veículo que tem passagem por roubo ou furto é comprar através de uma loja ou concessionária que irá fornecer uma garantia sobre o veículo. Além de ser obrigado a entregar o laudo de vistoria cautelar assegurando que o veículo esta em boas condições para circular.
Evite gastar dinheiro com modelos mais roubados.
Fuja nos modelos mais populares, que geralmente possuem uma maior procura de peças “alternativas” no mercado .
Os 50 modelos mais roubados em 2012 até 2016 foram listados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
- Fiat Palio Weekend
- Volkswagen Voyage
- Fiat Siena
- Fiat Palio
- Honda City
- Volkswagen Gol
- Hyundai HB20
- Fiat Uno
- Peugeot 208
- Fiat Idea
- Volkswagen Fox
- Volkswagen Golf
- Fiat Punto
- Chevrolet Celta
- Fiat Grand Siena
- Peugeot 308
- Honda Civic
- Ford Fusion
- Chevrolet Onix
- Hyundai i30/ix35
- Fiat Uno Way
- Ford Fiesta
- Ford Ka
- Volkswagen Space Fox
- Renault Logan
- Ford Focus
- Nissan Sentra
- Chevrolet Cobalt
- Ford Ecosport
- Citroën C3
- Renault Sandero
- Renault Clio
- Renault Duster07
- Volkswagen CrossFox
- Citroën AirCross
- Chevrolet Prisma
- Volkswagen Polo
- Fiat Doblo
- Toyota Hilux
- Toyota Corolla
- Peugeot 207
- Volkswagen Up
- Chevrolet Corsa
Em nosso artigo deixamos de forma resumida devido a diferença de motorização, mas se quiser mais detalhes veja a matéria completa da Exame.com .
Geralmente carros que possuem maior índice de roubo costumam ter um valor do seguro mais elevado, no final das contas na compra de um modelo popular talvez seja mais barato mais sua manutenção com seguro é mais alta. Ai vale a pena fazer as contas para ver se ao decorrer do tempo vale a pena tal investimento.
Também e importante saber se não estado e cidade que você mora tem índice muito alto de roubo para o modelo do veículo escolhido.
Para isso utilize o site da Susep, http://www2.susep.gov.br/menuestatistica/RankRoubo/menu1.asp
Sinais de que o veículo é clonado?
Se você possui total desconfiança que o veículo possa ser um caso de clonagem, as principais características que você deve observar são:
- Realize a consulta de veículo pela placa
- Verifique se os dados como o número de chassi confere com o documento atual do veículo
- Se possível solicite um decalque de Chassi e Motor
- Repare de o documento possui rasuras e se as letras estão mais espaçadas que o de costume
- No decalque tente identificar que possui retoques no dígitos como por exemplo 3 para 8, 5 para 8, 4 para 9, 1 para 7, E para F, R para P, H ara K e K para L.
- Verifique se o lacre no veículo possui algum desgaste e observe os orifícios onde fica o arame de lacração das placas. Caso apresentarem rebarbas ou polimento pode ser sinal de falsificação.
- Verifique se os vidros possuem os números do chassi, ao menos um deles devera possuir. Caso estejam ásperos , com borrões ou com adesivo para camuflar suspeite.
Todos os detalhes você pode conferir em Como saber se o veículo é clonado?
O veículo Roubado já foi devolvido ao dono, mas consta restrição.
Apesar de ser algo difícil de acontecer, as vezes o proprietário do veículo conseguiu recuperar seu próprio veículo e esqueceu de dar a baixa da restrição de sinistro. Nesse caso precisa mudar para veículo recuperado.
Para fazer isso é relativamente fácil, será necessário realizar a baixa da restrição de roubo indo diretamente na polícia ou com o auxilio de um despachante. Será agendado uma vistoria para realizar a modificação do registro de sinistro para recuperação.