O que é Recall ?
Nos últimos tempos, você deve ter notado um aumento nas informações sobre recalls. Mas, afinal, o que é esse tal de recall que principalmente grandes montadoras de veículos divulgam?
O recall é uma chamada para reparação quando algum produto, seja ele veículo, eletroeletrônico, brinquedo, medicamento, entre outros, apresenta um lote ou uma série inteira com falhas de produção. O produto deve ser trocado ou consertado sem nenhum custo para o comprador. A principal finalidade do recall é evitar acidentes, protegendo e preservando a vida, a saúde e a segurança de quem adquiriu o produto.
No Brasil, a palavra recall é normatizada pelo Código de Defesa do Consumidor, o que implica que as empresas são obrigadas a informar a todos os consumidores sobre qualquer erro na fabricação do produto e orientar quais atitudes serão tomadas para a troca.
De acordo com a Lei 8.078/90 do Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor não pode colocar no mercado de consumo produtos ou serviços que apresentem alto grau de risco à saúde ou à segurança das pessoas. Caso o fornecedor tome conhecimento da existência de defeito após a inserção desses produtos ou serviços no mercado, é sua obrigação comunicar o fato imediatamente às autoridades e aos consumidores.
Recall de veículos
Quando falamos de recall de veículos, significa que a montadora emitiu um chamado de reparo para que seja realizado o procedimento a fim de sanar o problema. Este chamado é muito mais comum do que se imagina, já que oferece maiores riscos de segurança aos passageiros e aos pedestres.
O automóvel é um produto ativo que já pode ocorrer diversos riscos por si só, porém aconteça de alguma peça venha a apresentar algum tipo de problema crônico ou até mesmo alguma montagem que não tenha sido feita corretamente, pode aumentar e muito os riscos.
Alguns exemplos bem comuns de falhas são no Airbag, cintos de segurança, travas e interruptores de vidros elétricos.
Como saber se o veículo possui chamado de Recall?
Como mencionado acima, existe uma lei que em casos de chamado de Recall as montadoras têm a obrigatoriedade de comunicar os proprietários por mídias sociais e contato direto com o cliente.
Mas existe também uma outra opção, como muitas vezes não é possível realizar o contato com o cliente, após um ano sem ser feito o reparo as montadoras informam ao Senatran que bloqueiam o licenciamento por conta do Recall, ficando como uma Restrição Administrativa, precisando assim realizar o reparo para que seja retirada esse bloqueio.
Estou adquirindo um veículo usado, é possível verificar o Recall?
Sim, é possível verificar se o veículo possui chamado de recall aberto, para isso é preciso acessar o site do Portal de Serviços Senatran e seguir o passo a passo:
- Primeiro passo é realizar o login de sua conta com CPF e Senha.
- Agora, vá até a parte baixa da página e encontre a aba de “Outros Serviços” e procure por “Veículos”. Após isso, procure por “Seu carro tem um chamado de recall?”
- Após isso basta inserir o Chassi e Placa do Veículo para realizar a consulta.
Caso não possua cadastro no Gov.br ou não tenha todos os dados em mãos, não precisa se preocupar, temos a solução dos seus problemas, basta realizar uma consulta pela placa na Consulta Auto Recall e ter acesso imediato se o veículo possui ou não chamado de Recall, de maneira rápido e sem burocracias.
O que fazer quando o carro tem recall?
Se o veículo é seu, fica mais fácil de resolver: basta levá-lo à fabricante para corrigir o defeito. No entanto, se você está adquirindo o veículo, converse com o proprietário e solicite um comprovante de que o defeito já foi corrigido. Normalmente, a fábrica emite um documento certificando que o veículo passou por reparos de falhas de produção.
Caso o proprietário não possua esse comprovante ou não tenha conhecimento do chamado, é preferível levar o veículo até a fabricante.
Sou obrigado a fazer recall?
Sim, o proprietário do veículo é obrigado a realizar o Recall, de acordo com a Lei Federal 14.071 de 2020 e a Lei 14.229 de 2021, o proprietário do veículo tem até um ano de prazo para que seja realizado o reparo do Recall, passado isso, a montadora precisa informar ao Senatran que a medida de segurança não foi respeitada. O Senatran por sua vez insere uma pendência junto ao CRLV do veículo, o que impedirá que o carro seja licenciado, podendo ainda gerar multa por infração gravíssima.
O valor do veículo diminui devido ao Recall?
Sim, em certos casos o recall pode impactar o valor de revenda do veículo, especialmente se o problema afetar sua estrutura.
O PROCON recomenda que, ao comprar um veículo usado, o consumidor verifique se há histórico de recall para o modelo desejado. Além disso, normas do Senatran e do Contran exigem que o documento do veículo indique se ele foi convocado para recall e se a reparação foi realizada dentro do prazo de um ano. Caso contrário, essa informação será adicionada à documentação do veículo.
Passou mais de um ano do chamado, ainda posso ser atendido?
Sim, mesmo após um longo período, o chamado recall não tem prazo de validade, cabendo à montadora disponibilizar todas as peças para o reparo sem nenhum custo, assim o consumidor ainda pode solicitar a reparação a qualquer momento, independentemente da idade do veículo.
É importante destacar que o serviço relacionado a falhas de fabricação não pode ser cobrado em nenhuma hipótese. O chamado só será concluído quando toda a frota defeituosa for reparada ou retirada do mercado.
Quais as marcas que tiveram mais chamados de Recall até o momento?
Muito dificilmente uma montadora escapa de precisar abrir um chamado de recall, mas você sabe quantos chamados algumas montadoras possuem ?
Montamos uma lista de 25 montadoras, destacando a quantidade de recalls realizados por cada uma delas entre os anos de 2002 e 2024.
- Mercedes-Benz – 121
- Ford – 107
- Chevrolet – 81
- Volkswagen – 76
- Jeep – 64
- Volvo – 66
- Bmw – 58
- Fiat – 57
- Porsche – 55
- Audi – 55
- Land Rover – 54
- Toyota – 49
- Citroen – 44
- Honda – 44
- Peugeot – 43
- Nissan – 38
- Yamaha (motos) – 38
- Mitsubishi – 37
- Bmw (motos) – 34
- Subaru – 31
- Hyundai – 27
- Renault – 26
- Triumph (motos) – 26
- Honda (motos) – 25
Caso queira ver todas as marcas que possuam Recall, ou outros segmentos, acesse o site do Procon SP.