As arrancadas e a saúde do carro
Dirigir de forma mais agressiva pode diminuir e muito a vida útil do automóvel, além de causar desconforto em passageiros e colocar em risco sua segurança e de outros.
Uns do maiores problemas quando se corre muito e para de forma bruta está no coxim, que é a peça que sustenta o motor. Mas também prejudica outras peças como amortecedores e suspensão.
Então quando você arrancar ou quando para de forma muito brusca o motor vai ir para frente ou para trás desgastando e podendo até quebrar os coxim, se você perceber, muitos acidentes o motor e arremessado para fora do veículo. Em casos mais “simples” o motor se soltará e cairá, impossibilitando continuar sua viagem.
Os amortecedores ficam sobrecarregados, as buchas de bandeja e da barra estabilizadora também, enquanto pastilhas e discos de freio se desgastam mais rapidamente.
Consumo de Combustível
Outra coisa que ocorre quando de dirige de forma agressiva e o consumo excessivo de combustível, quando se acelera muito o combustível entra na câmera de combustão não totalmente queimado. O outro ponto é que quando pisa no freio você está dissipando parte da energia gerada com a combustão. Definitivamente, acelerar e frear de maneira brusca não é uma boa prática.
Temos o exemplo do carros de formula 1, se você perceber logo precisa ser feita a troca de pneus devido a necessidade de ser acelerar e frear demais. A embreagem, que transfere potência e torque do motor para o câmbio, é outro conjunto que tem a vida útil reduzida drasticamente.
Além disso, quando você soca o pé no acelerador, a probabilidade de conseguir escapar de um buraco é menor. Para encerrar, essas arrancadas e retomadas nervosas são um prato cheio para quebrar da correia dentada, principalmente se ela estiver com a quilometragem vencida.
Tome cuidado, o trânsito não é uma coisa simples.