Ar condicionado e potência do motor
Entre um dos itens mais procurados por consumidores está o ar condicionado, além de permitir conforto ajuda também aumentar a segurança dos condutores e passageiros devido o vidro se manter fechado.
Porém esse item consome uma certo potencia do motor, essa potencia é consumida pelo compressor para que o ar condicionado possa funcionar. Vamos entender por partes por que isso ocorre.
Como funciona o Ar Condicionado
O ar condiciona precisa controlar a temperatura, umidade e a qualidade interna do carro. Então para que isso aconteça tudo se inicia no compressor, ele comprime os gás e manda para o condensador.
No condensador ele transforma o gás em parcialmente liquido e dela vai para o filtro de secagem, onde reserva apenas o líquido e encaminha para o evaporador. Na entrada do evaporador existe a válvula de expansão fazendo que o o liquido se transforme em gás novamente.
O evaporador é responsável por retirar o de calor da cabine do carro , com o gás circulando dentro dele a 2°c ele retira o calor que está na parte interna no veículo o que acaba aumentando a temperatura no gás que volta para o compressor para reiniciar o processo.
Então qual é o momento que o motor perde a potência
Conforme explicamos acima, todo o processo de refrigeração do carro se inicia no compressor.
O compressor necessita de muita potência para funcionar para isso ele fica acoplado ao motor de seu carro. Na maiorias dos carros o compressor geralmente possui 125 cilindradas ou seja quase um motor de uma moto. O compressor pode utilizar cerca de 20% da potência do motor, para que possa realizar toda a parte de refrigeração do carro.
Dicas para evitar perda de potência do motor ao ligar o ar
- Para veículo que possuem um motor 1.0, procure desligar o ar quanto pegar subidas muito íngremes.
- Procure evitar ligar o carro e o ar ao mesmo tempo. Como o motor ainda não está totalmente lubrificado devido a circulação do óleo, pode dar uma sobre carga, então ligue primeiro o motor e depois de 1 minuto ligue o ar.
- Troque o filtro do ar a cada 10 mil km. No caso de pessoas que andam frequentemente em estradas de terra, a troca deve ser realizada a cada 7 mil km.
- Se poder sempre dê preferencia a ar condicionados de fábrica, que geralmente já estão ajustado de acordo como giro do motor.
- Evite ligar o ar quando o carro está em rodovias e com uma rotação muito alta.
Outra coisa que diminui a potência do motor é o tipo de combustível que você usa e como usa principalmente se o veículo for FLEX, veja mais informações em nosso artigo Tipo de Combustível e a saúde do motor.