Como vender carro financiado ?
Muitas são as vezes que uma pessoa entra em um financiamento e nem imaginam que um dia não iram mas poder arcar com o financiamento, ou até mesmo devido a uma situação tenham que repassar o carro para frente seja por uma mudança inesperada ou aquisição de um veículo que melhor atenda suas necessidades atuais.
A consequência deste imprevisto gera uma dúvida, Como vou vender meu veículo financiado?
Apesar de não ser uma decisão que gere de uma forma dita lucros na venda, sua resolução não é um bicho de sete cabeças. A seguir explicaremos qual o melhor caminho a se tomar em um caso desses.
O que você precisa saber antes de vender um carro financiado.
Vender um veículo que está financiado não está entre as melhores opções, passar um veículo para frente sempre é sinônimo de perca de dinheiro. É interessante que você entenda qual é o tipo de financiamento que o Gravame se enquadra, recomendo também a leitura do artigo – O que é gravame e quais seus tipos
Quando você entra em um financiamento, você está na verdade pagando duas dívidas. Uma é o valor do automóvel e a outra é a do dinheiro emprestado para adquirir o bem, seja ele por financeiras ou própria montadora. Isso acontece justamente por causa no juros adiantados que são cobrados pela financiadora para se respaldar caso o contrante não efetue os pagamentos das parcelas.
Quitar a dívida muitas vezes não vale a pena, pois no pagamento a vista geralmente os descontos são pequenos, mas vale sempre a tentativa de se informar de quanto será o desconto. O ideal mesmo é conseguir alguém disposto assumir a divida ou que pague o valor do veículo a vista.
Procure o valor restante no financiamento
Se informe com o banco ou concessionária que financiou o carro , qual o valor o exato valor da dívida em aberto. Não deixe de verificar se pagando a vista se haverá um desconto e se o mesmo vale a pena.
Não esqueça de verificar a documentação
Nessa situação muitas coisa passam por nossas cabeça e podemos deixar de ver o principal, se a documentação do carro está em dia. Então para isso verifiquei se seu veículo possui alguma taxa atrasada ou multa pendente. Se existir algum débito acerte tudo para ser um preocupação a menos na hora da venda.
Precisa saber se o veículo possui multas recomendamos a leitura Como consultar Multas ?, com essas dicas poderá identificar se existe multas. Agora de possui multas atrasadas, e não está conseguindo solicitar a segunda via para efetuar o pagamento no DETRAN ou em sites de bancos, recomendamos a leitura de Como pagar multas atrasadas?
Veja se todos os documentos se encontra com você caso falte algum veja como solicitar a segunda via – Perdi o documento do carro o que fazer?
Pode acontecer de você também não ter recebido a notificação da multa dependendo a situação você pode até recorrer e não pagar a multa veja a seguir – Tenho multas e não recebi nenhuma notificação.
Divulgue o máximo possível
Anuncie seu veículo em todos os meios possíveis — classificados de jornais, sites especializados, amigos, loja de carros usados, feirões etc. Exponha detalhes, benefícios do automóvel, tempo de uso, quilometragem, possíveis arranhões e marcas de uso. Enfim, seja sincero. Deixe claro no anúncio que trata-se de venda de veículo financiado e se tiver dificuldade de revendê-lo, baixe o valor para torná-lo mais atraente.
Venda Direta na Concessionária
Essa deve ser a última opção para quem pretende vender um carro financiado. Apesar de ser mais rápido e até mesmo prático, o valor pago pela concessionária será abaixo da tabela FIPE . Vendendo de forma direta é bem provável que consiga um valor próximo ao que está na tabela.
Cuidado com a Transferência
Só transfira o carro para o nome do novo proprietário assim que estiver com o dinheiro na mão. Se possível acompanhe ele ao cartório para realizar a transferência da documentação, se quiser saber os detalhes de uma transferência você poder obter essas informações em nosso artigo Como fazer a Transferência de veículo.
Ao menos tenha certeza que a comunicação de venda foi realizada, para assegurar que futuras infrações ou até mesmo acidentes envolvam seu nome, mais detalhes de como fazer você pode encontra em O que é Comunicação de Venda ?
Analise se vale a pena uma troca.
Você ainda pode analisar a famosa opção, troca com troco. Com essa opção você pode vender seu carro para uma concessionária e utilizar o dinheiro para dar entrada em um novo carro com parcelas menores e pegar uma parte do dinheiro de volta para quitar as dívidas. Assim você não fica sem carro e já estabiliza sua situação financeira.
Outras dicas que podem te ajudar:
– Para vender
– Comprar
Quer saber se o veículo possui financiamento ?
Faça a Consulta Gravame.