Tipo de combustível e a saúde do motor
Existe uma boa variedade de combustíveis a disposição para quem vai ao posto como etanol comum, etanol aditivado, gasolina comum, aditivada, premium e podium. E com essas diversas opções fica a dúvida qual devo usar?
Comum ou Aditivada ?
Vai variar muito da forma que o motorista usa o veiculo. Vamos para os casos:
1 – Circular pouco com o veículo ou trajeto curto
Para os casos de pessoas que circulam pouco com o veículo a gasolina comum pode causar problemas. Devido sua oxidação ser muito curta, ela forma uma goma no fundo do tanque, e o resultado disso é a geração de depósito dessa goma sobre as válvulas do motor .
Outro fato que prejudica são os trajetos curtos, que fazem com que o motor não atinja sua temperatura ideal de trabalho. Quando a gasolina não aquece totalmente, ela forma uma camada preta, uma incrustação que dificulta a refrigeração. O motor que trabalha em temperatura mais baixa carboniza mais.
Então procure realizar a mistura entre a comum e a aditivada isso ajuda evitar que a sujeira acumulada provoque entupimentos.
2 – Roda bastante com o veículo
Ai dependerá muito do gosto e do tipo do veículo. Se ele for flex é possível usar álcool ou gasolina comum, o fato de o veículo circular bastante são o inverso do citado acima. Quando o veículo circula por mais de 10 km o motor já está aquecido suficiente para utilizar de forma correta a gasolina comum e o tempo do consumo do combustível também será menor o que evitaque a gasolina oxide.
Mas o que é melhor para veículo Flex?
Além da diferença de consumo, existe também a diferença do uso do veículo como citado anteriormente. Quem costuma variar de combustível está preservando melhor seu veículo.
Geralmente o etanol possui um poder de limpeza sobre a gasolina, o que favorece uma manutenção preventiva do veículo.
Seria recomendado só usar etanol no veículo para evitar poluentes?
Não, o etanol também tem suas desvantagens.
Caso fique velho, forma um gel no tanque de combustível que é tão prejudicial quanto o da gasolina. E também é um combustível seco, que não possui lubrificação , gerando maior atrito entre as partes móveis do motor que entram em contato com o combustível.
A Shell desenvolveu um aditivo para reduzir tais problemas, pode ser uma opção para quem costuma usar mais o etanol.
Não fique só preocupado com a parte física.
É importante ter um cuidado adicional com o motor, mas saber se os procedimentos burocráticos foram feitos de forma correta é muito importante também, para não correr o risco de ter seu carro apreendido. Verificar se o número de motor está corretamente cadastrado no DETRAN e saber se ainda ele é original no veículo e de extrema importância para não ter prejuízos.
Se quiser saber mais sobre o assunto indico ver nosso artigo – Cadastro de Número de Motor
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